Campo Grande (MS), Domingo, 19 de Maio de 2024

Paraguai divulga regras para a reabertura gradual da Ponte da Amizade

12/10/2020

18:06

PA

Segundo o documento, nos primeiros 15 dias, ponte será reaberta para moradores de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, e Cidade do Leste, no Paraguai; Itamaraty não se posicionou sobre a reabertura.

Em Foz do Iguaçu, Ponte Internacional da Amizade está fechada dos dois lados �?? Foto: RPC Foz do Iguaçu
O governo do Paraguai divulgou protocolo sanitário com regras para a reabertura gradual da Ponte Internacional da Amizade, entre Cidade do Leste, no país vizinho, e Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai, a reabertura foi acordada com o governo brasileiro para ocorrer na quinta-feira (15). A informação foi divulgada no sábado (10).

Nos primeiros 15 dias da reabertura, conforme o documento, apenas moradores de Foz do Iguaçu e Cidade do Leste poderão atravessar a fronteira, que está fechada desde março de 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus.

"Este protocolo é somente para cidades gêmeas, terá que ter simplesmente o documento de identidade. O trânsito vai ser livre, não vai precisar nem de comprovante. Eles vão poder ingressar sem problemas pela ponte e depois voltar para o seu país", explicou o diretor de migração do Paraguai, Fábio Espinoza.

O Itamaraty não se posicionou sobre a possibilidade de reabertura da fronteira entre Brasil e Paraguai no dia 15. 

A decisão sobre a abertura da fronteira cabe ao governo federal de cada país, dessa forma, para que a reabertura ocorra, Brasil e Paraguai devem autorizar a passagem dos estrangeiros pela Ponte Internacional da Amizade de forma recíproca.

Regras para a reabertura

O protocolo publicado pela direção de migração do Paraguai estabelece horários de entrada no país.

Conforme o documento, será possível passar pela Ponte da Amizade das 5h às 14h. Depois desse horário, a fronteira será fechada.

A saída do país será livre em qualquer horário, segundo a direção.

Durante 15 dias, não será permitida a passagem de pedestres, apenas moradores em veículos.

"O tráfego nesses 15 dias será de veículos, somente de veículos. Serão habilitadas vias para o acesso deles. Haverá controle migratório aleatório na ponte", disse o diretor da migração paraguaia.

Brasileiros poderão circular em Cidade do Leste por um raio de 30 quilômetros da fronteira. A passagem só será possível após a pessoa se registrar na migração, passar por quarentena e comprovar que tem seguro de saúde que cobre internação por Covid-19.

Para fiscalizar as medidas sanitárias, o Paraguai afirmou que montará barreiras sanitárias nas saídas de Cidade do Leste.

No Brasil, a Polícia Federal (PF), responsável pelo controle de migração, informou que aguarda um posicionamento de Brasília sobre uma norma específica para a reabertura.

Na portaria publicada no dia 2 de outubro, o governo brasileiro afirmou que não haveria restrições ao tráfego de residentes fronteiriços em cidades gêmeas, mediante a apresentação de documento de residente fronteiriço ou de outro documento comprobatório, desde que seja garantida a reciprocidade no tratamento ao brasileiro pelo país vizinho.

Foz do Iguaçu

A Itaipu Binacional, que mantém contato com o governo federal, afirmou que a reabertura ocorrerá no dia 15 de outubro.

Em meio à expectativa de reabertura da ponte, a Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu busca 30 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A tentativa de leitos conta com a ajuda do governo do estado e do Ministério da Saúde.

Até esta segunda-feira, Foz do Iguaçu conta com 75 leitos de UTI geral para pacientes com a Covid-19.

O município estuda ainda a possibilidade de deixar um posto de saúde apenas para esse primeiro contato, caso brasileiros e paraguaios busquem por atendimento médico em Foz do Iguaçu.

Segundo a prefeitura, a secretaria municipal busca também recursos humanos, pois os profissionais de saúde estão em falta.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, até está segunda-feira, Foz do Iguaçu registrou 7.515 casos confirmados do novo coronavírus, e 117 mortes pela Covid-19.

Por RPC Foz do Iguaçu e G1 PR �?? Foz do Iguaçu

***

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: