Campo Grande (MS), Quinta-feira, 05 de Fevereiro de 2026

Política / Justiça

Lula volta a defender mandato para ministros do STF e afirma que decisão cabe ao Congresso

Presidente diz que proposta não tem relação com julgamento dos atos de 8 de janeiro e reforça defesa das instituições

05/02/2026

14:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender, nesta quinta-feira (5), a adoção de mandato fixo para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Em entrevista ao Portal UOL, Lula afirmou que a discussão deve ser conduzida pelo Congresso Nacional e não está relacionada às tensões institucionais ou ao julgamento da tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023.

Segundo o presidente, a proposta já integrava o programa de campanha do PT em 2018. “Eu acho que tudo precisa mudar e nada está livre de mudança”, declarou. Para Lula, não é razoável que um ministro assuma o cargo aos 35 anos e permaneça até a aposentadoria compulsória aos 75. “É muito tempo. Pode haver um mandato, mas isso precisa ser discutido com o Congresso”, reforçou.

Defesa do STF e do julgamento de 8 de janeiro

Lula destacou que o julgamento dos atos antidemocráticos representou uma demonstração de força e credibilidade das instituições brasileiras. “Foi a maior lição de respeitabilidade institucional. Nem a pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez com que o Supremo mudasse de posição”, afirmou.

Critérios para indicação de ministros

Na entrevista, o presidente também defendeu critérios técnicos rigorosos para a escolha de novos integrantes da Corte, priorizando a solidez do conhecimento jurídico e o compromisso com a Constituição.

Contexto e críticas recentes

As declarações ocorrem em meio a críticas públicas dirigidas a ministros do STF pela condução de investigações relacionadas às fraudes no Banco Master. Em resposta ao cenário, o presidente do STF, Edson Fachin, anunciou na abertura do Ano Judiciário de 2026 a criação de um Código de Ética para os magistrados, com relatoria da ministra Cármen Lúcia, visando preservar a integridade institucional do tribunal.

Composição do STF e nova indicação

O STF é composto por 11 ministros, indicados pelo presidente da República e submetidos à sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, com aprovação final em plenário.

Atualmente, há uma vaga aberta após a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso, ocorrida em outubro do ano passado. Para o posto, Lula indicou o advogado-geral da União, Jorge Messias. O Senado aguarda o envio da mensagem presidencial para marcar a sabatina.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: