Campo Grande (MS), Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026

Política / Justiça

Possível perda de patente de Bolsonaro no Exército pode garantir pensão a Michelle Bolsonaro

Entendimento militar prevê transferência da aposentadoria como “morte ficta” em caso de exclusão da Força

04/02/2026

08:00

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

Uma eventual decisão do Superior Tribunal Militar pela perda de patente do ex-presidente Jair Bolsonaro no Exército pode resultar em um efeito financeiro direto para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Pelo entendimento vigente no Exército, a exclusão de um militar da Força pode levar à transferência da aposentadoria como pensão ao cônjuge.

Caso o STM determine a exclusão de Bolsonaro — hoje capitão reformado do Exército — a aposentadoria militar do ex-presidente passaria a ser paga a Michelle Bolsonaro, com base no instituto conhecido como “morte ficta”. Esse mecanismo equipara a expulsão ou exclusão do militar ao falecimento para fins de pensão.

O entendimento está amparado na Lei nº 3.765/1960, que regula as pensões militares e permite o pagamento a familiares de militares expulsos ou excluídos das Forças Armadas, tratando a perda do vínculo como hipótese equiparada à morte.

Questionamentos do TCU

Em 2025, o Tribunal de Contas da União analisou uma representação sobre a legalidade da pensão por morte ficta e entendeu que o benefício só poderia ser concedido em caso de falecimento efetivo do militar. A análise decorreu de questionamento do Ministério Público junto ao TCU, que contestou pagamentos de pensões a familiares de integrantes das Forças Armadas afastados da carreira.

Apesar disso, fontes do Exército sustentam que a decisão do TCU não revoga nem suplanta a Lei nº 3.765/1960. Por essa razão, o entendimento interno é de que as pensões por morte ficta continuam válidas, até eventual alteração legislativa ou decisão judicial com efeito vinculante.

Valor da aposentadoria

Jair Bolsonaro foi para a reserva do Exército como capitão e recebe atualmente cerca de R$ 9,5 mil líquidos por mês, após descontos. Pelo entendimento da morte ficta, esse valor passaria a ser pago a Michelle Bolsonaro na forma de pensão, caso a exclusão da Força seja confirmada pelo STM.

O tema envolve interpretação legal sensível, impacto fiscal e repercussão política, e deve continuar sendo alvo de debates no âmbito jurídico, militar e institucional.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: