Campo Grande (MS), Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026

Política / Economia

Haddad diz que levou caso Banco Master a Lula após posse de Galípolo e recebeu orientação para acionar autoridades

Ministro afirma que presidente determinou apuração formal e espera que investigações esclareçam crimes e destino dos recursos

03/02/2026

14:35

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (3) que levou ao conhecimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o caso envolvendo o Banco Master, logo após a posse de Gabriel Galípolo na presidência do Banco Central do Brasil. Segundo Haddad, a orientação de Lula foi clara: encaminhar o assunto às autoridades competentes para apuração de eventuais crimes.

“Desde o primeiro momento, a orientação do presidente da República foi: se há crime, leve ao conhecimento da autoridade responsável”, declarou o ministro em entrevista à rádio BandNews FM.

Avaliação sobre o Banco Central

Haddad elogiou a atuação da nova gestão do Banco Central, afirmando que Galípolo assumiu a instituição em meio a um cenário complexo.

“O Banco Central já está entregando um bom trabalho na questão regulatória, porque herdou um abacaxi do tamanho que herdou”, disse o ministro, em referência aos problemas identificados no sistema financeiro envolvendo o Banco Master.

Gestão anterior e falta de transparência

O ministro afirmou que nunca tratou do caso com o ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e avaliou que, durante a gestão anterior, o tema era pouco transparente.

Segundo Haddad, a dimensão do problema começou a ficar evidente durante as discussões no Congresso sobre a proposta de autonomia financeira do Banco Central.

Alerta sobre o Fundo Garantidor de Créditos

Haddad relatou que passou a desconfiar da gravidade da situação quando surgiram propostas para elevar o limite de cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), atualmente fixado em R$ 250 mil por CPF ou CNPJ.

“Começaram a discutir a PEC da autonomia financeira do Banco Central e, nesse contexto, queriam aumentar o valor da garantia do FGC, porque os R$ 250 mil já não estavam permitindo ‘rodar a bicicleta’ do Master”, afirmou.

Expectativa por esclarecimentos

O ministro disse esperar que as investigações em curso consigam identificar os responsáveis pelo caso e esclarecer o destino dos recursos captados por meio da venda de CDBs do banco.

Segundo Haddad, há indícios claros do caminho percorrido pelo dinheiro.
“O rastro existe e precisa ser seguido”, concluiu.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: