Campo Grande (MS), Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026

Política Nacional

Congresso reabre trabalhos com mensagem de Lula e início da última sessão legislativa da atual Legislatura

Sessão conjunta marca retomada das atividades e apresentação das prioridades do governo para 2026

02/02/2026

08:00

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

O Congresso Nacional retoma oficialmente os trabalhos nesta segunda-feira (2), com a realização de uma sessão conjunta de senadores e deputados que inaugura a 4ª Sessão Legislativa da 57ª Legislatura. A solenidade está marcada para as 15h, no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.

A sessão será conduzida pelo presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, e contará com a leitura da mensagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na qual o chefe do Executivo apresenta ao Parlamento os projetos e pautas considerados prioritários para 2026.

Mensagem do Executivo e participação dos Poderes

A presença física do presidente da República na cerimônia é facultativa. Tradicionalmente, o Palácio do Planalto encaminha a mensagem por meio de um representante do governo, geralmente o ministro-chefe da Casa Civil.
O Poder Judiciário também deve enviar uma comunicação institucional aos parlamentares, mantendo o rito de abertura do ano legislativo.

Após a leitura das mensagens, discursará o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. O encerramento da solenidade ficará a cargo de Davi Alcolumbre. Conforme o protocolo, os demais parlamentares não fazem uso da palavra.

Previsão constitucional

A abertura dos trabalhos segue determinação da Constituição Federal, que estabelece o início anual da sessão legislativa em 2 de fevereiro, marcando a retomada formal das atividades do Congresso após o recesso parlamentar.

Tradição republicana

A cerimônia costuma ser antecedida por um rito histórico, herdado da inauguração da República, que inclui:

  • revista às tropas;

  • execução do Hino Nacional;

  • salva de tiros de canhão;

  • presença dos Dragões da Independência, unidade militar criada em 1808, durante o período de Dom João VI.

A retomada dos trabalhos marca o início de um ano decisivo no Legislativo, com debates sobre matérias econômicas, políticas e institucionais que devem influenciar diretamente o cenário eleitoral e a agenda nacional de 2026.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: