Campo Grande (MS), Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

DOCUMENTOS

Cartórios de notas terão que emitir documentos digitais; veja o que muda com a nova determinação

Medida visa modernizar o serviço notarial, garantindo mais agilidade, economia e segurança para a população

17/09/2024

08:25

NAOM

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A partir de 12 de setembro, todos os cartórios de notas no Brasil passaram a ser obrigados a emitir documentos digitais e a realizar atos notariais eletrônicos, quando solicitados pelos cidadãos. A medida foi estabelecida pelo Provimento 181/24, assinado pelo corregedor nacional de Justiça, Mauro Campbell Marques, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), atendendo a um pedido do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil.

Os cartórios têm 30 dias a partir da publicação do provimento para integrar suas operações ao sistema eletrônico, que promete trazer mais celeridade, economia e segurança aos serviços prestados.

Números do e-Notariado

Segundo o CNJ, das 1.264 serventias com atribuição exclusiva de notas, 1.097 já praticam atos notariais eletrônicos, e 1.011 estão credenciadas para emissão de certificados digitais. No caso das 7.564 serventias extrajudiciais, que acumulam outras atribuições além das notariais, 4.531 já praticam atos notariais eletrônicos e 3.681 estão autorizadas a emitir certificados.

A plataforma e-Notariado, que será utilizada para os atos eletrônicos, já registrou 1,4 milhão de atos protocolares, 2,2 milhões de atos extraprotocolares e 2,9 milhões de autenticações digitais, além da emissão de 1,6 milhão de certificados digitais notarizados.

Serviços oferecidos

Com a ampliação do serviço digital, os cidadãos poderão solicitar uma série de documentos e atos notariais de forma eletrônica, como:

  • Escrituras públicas (inclusive testamentos);
  • Procurações;
  • Atas notariais.

Outros serviços específicos incluem a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV) e a recente inclusão da autorização eletrônica para doação de órgãos.

Impactos para os cartórios

Embora a adesão ao sistema seja obrigatória, o Colégio Notarial do Brasil esclareceu que os custos operacionais são proporcionais ao volume de serviços prestados. Cartórios que lavrarem poucos atos terão um gasto reduzido, sem impacto financeiro significativo para o cidadão.

A medida visa não apenas modernizar os serviços, mas também democratizar o acesso a serviços notariais eletrônicos em todo o território nacional, garantindo inclusão digital e evolução do serviço público, conforme destacou o corregedor Mauro Campbell Marques.

Suporte aos pequenos cartórios

Para ajudar os cartórios de pequeno porte a se adaptarem à nova realidade digital, o Colégio Notarial está elaborando um projeto de apoio, que inclui a aquisição de equipamentos e a capacitação regional dos tabeliães.

O sistema eletrônico e-Notariado, segundo o corregedor, oferece uma infraestrutura tecnológica robusta e segura, semelhante a outras plataformas já em funcionamento, como a Central de Informações de Registro Civil (CRC) e o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp).


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: