Campo Grande (MS), Sexta-feira, 05 de Setembro de 2025

Política / Câmara Federal

Motta diz que Tarcísio tem interesse na anistia, mas evita definir avanço da pauta

Reunião em Brasília aproximou Republicanos e Centrão da proposta de perdoar condenados por golpismo; pressão aumenta no Congresso durante julgamento de Bolsonaro no STF

04/09/2025

22:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quinta-feira (4) que não há definição sobre a votação da anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, apesar da pressão crescente do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tem defendido a medida com intensidade nas últimas semanas.

“Estamos muito tranquilos com relação à discussão dessa pauta, não há ainda nenhuma definição. Nós estamos sempre ouvindo o colégio de líderes”, disse Motta após encontro com Tarcísio.

Reunião em Brasília

Motta e Tarcísio se reuniram na quarta-feira (3), em Brasília, em um encontro mediado pelo presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), e pelo presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), ambos favoráveis à anistia. A proposta é defendida por bolsonaristas e dirigentes do Centrão, que buscam livrar da prisão o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“O governador tem interesse em que se paute a anistia, isso é público. E nós estamos ouvindo a todos: os líderes que têm interesse e aqueles que não têm interesse”, completou Motta.

Movimentações políticas

Após a reunião, Tarcísio retornou a São Paulo, onde se encontrou com o pastor Silas Malafaia e o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ). O tema central foi a anistia e os protestos programados por bolsonaristas para o 7 de Setembro.

“O apoio do Tarcísio é muito importante, porque trouxe o Republicanos”, disse Sóstenes, que também pretende se reunir com Motta para discutir um cronograma de votação da proposta.

Mesmo entre aliados de Bolsonaro, no entanto, a avaliação é de que Motta não deve pautar a medida durante o julgamento do ex-presidente, previsto para terminar em 12 de setembro.

Pressão crescente no Congresso

Líderes do Centrão (PL, PP, Republicanos, União Brasil e parte do PSD) têm intensificado a cobrança para que a anistia seja apreciada na Câmara. Motta, que vinha resistindo, admitiu nesta semana que a proposta pode ser levada a plenário.

“Os líderes estão cobrando, estamos avaliando, vamos conversar mais. Aumentou o número de líderes pedindo”, declarou Motta na terça-feira (2).

No Senado, o presidente Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) defende um texto alternativo, limitado à redução de penas para condenados, sem alcançar figuras de maior expressão. A ideia, contudo, enfrenta resistência tanto na Câmara quanto no próprio Senado, onde não há apoio majoritário.

Bolsonaro no centro do debate

Para o PL, apenas uma anistia ampla que inclua Bolsonaro é aceitável. Segundo líderes partidários, a proposta de Alcolumbre não atende ao grupo. A estratégia do Centrão seria anistiar Bolsonaro criminalmente, mas manter sua inelegibilidade por condenações eleitorais, o que abriria caminho para Tarcísio ser candidato à Presidência em 2026 com aval do ex-presidente.

Nos bastidores do STF e do governo Lula, a avaliação é de que a mobilização de Tarcísio busca fortalecer sua pré-candidatura, amarrando o apoio do Centrão e respondendo a críticas da família Bolsonaro e de aliados que questionam sua lealdade ao bolsonarismo.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: