Independência do Brasil
Com Lula e Hugo Motta, desfile de 7 de Setembro começa em Brasília sem presença de ministros do STF
Esplanada dos Ministérios recebe público e autoridades; protestos simultâneos de direita e esquerda ocorrem próximos ao evento
07/09/2025
08:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O desfile cívico-militar de 7 de Setembro começou às 9h10 deste domingo (7), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passando em revista às tropas a bordo do tradicional Rolls Royce presidencial.
Ao lado do público que lota as arquibancadas, compareceram 30 ministros de Estado e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). No entanto, chamou atenção a ausência de todos os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), assim como do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que está em São Paulo.
Entre os ministros que acompanham Lula, estão Ricardo Lewandowski (Justiça), Marina Silva (Meio Ambiente), Geraldo Alckmin (Indústria e vice-presidente), Simone Tebet (Planejamento), Margareth Menezes (Cultura), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), José Múcio (Defesa), Camilo Santana (Educação), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Celso Amorim (assessor especial da Presidência), entre outros.
Do Congresso, além de Hugo Motta, estão presentes Rogério Carvalho, líder do PT no Senado, e Lindbergh Farias, líder do PT na Câmara.
A área central de Brasília conta com forte reforço de segurança:
Policiamento ostensivo da PMDF, com tropas especializadas;
Cidade Policial montada ao lado do Museu da República, servindo como base de comando;
Monitoramento por drones e câmeras;
Revistas pessoais nos acessos à Esplanada e restrição ao uso de drones não autorizados.
O Corpo de Bombeiros também atua na região com equipes especializadas em atendimento pré-hospitalar, além da Plataforma de Observação Elevada (POE), equipada com câmeras de alta resolução.
Está proibida a entrada de objetos cortantes, garrafas de vidro, fogos de artifício, mastros de bandeira, sprays, drones não autorizados e réplicas de armas, entre outros itens listados pela PMDF.
O 7 de Setembro deste ano é marcado também por atos políticos paralelos:
Direita (movimento Reaja Brasil): no Estacionamento Ibero-Americano, em frente à Torre de TV;
Esquerda (grupo Povo Independente, Povo Soberano): na Praça Zumbi dos Palmares, em frente ao Conic.
Os dois grupos estão separados por cerca de 1,5 km, tendo a Rodoviária do Plano Piloto como ponto intermediário. Na prática, os protestos ocorrem próximos ao desfile oficial, transformando o coração da capital em palco de manifestações e celebrações simultâneas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Municípios