Campo Grande (MS), Sexta-feira, 05 de Setembro de 2025

Política Internacional

NYT revela que comandos dos EUA mataram civis norte-coreanos em missão fracassada

Operação secreta aprovada por Donald Trump em 2019 teria resultado na morte de pescadores durante tentativa de espionagem na Coreia do Norte

05/09/2025

16:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O jornal norte-americano New York Times publicou, nesta sexta-feira (5), uma reportagem investigativa que aponta que agentes das forças especiais da Marinha dos Estados Unidos, os Navy SEALs, teriam matado civis norte-coreanos durante uma missão fracassada em 2019. O objetivo da operação secreta era instalar um dispositivo de escuta em território da Coreia do Norte, país que mantém um dos programas nucleares mais fechados do mundo.

A missão secreta

Segundo o NYT, a operação foi aprovada pelo então presidente Donald Trump durante o período de negociações de alto risco com o líder norte-coreano, Kim Jong-un. Fontes militares e ex-agentes, que falaram sob anonimato, relataram que a ação terminou de forma trágica após os comandos norte-americanos serem surpreendidos por civis locais.

Os pescadores, que recolhiam mariscos na região, teriam se deparado acidentalmente com os militares dos EUA. Ao serem identificados, os agentes abriram fogo contra o grupo, matando todos os presentes no pequeno barco pesqueiro. O número exato de vítimas não foi divulgado.

Revisão do Pentágono

De acordo com a reportagem, uma revisão confidencial do Pentágono considerou os assassinatos como “justificados” dentro das regras de engajamento das forças armadas.

O episódio ocorreu no mesmo período em que Trump buscava negociar com Kim Jong-un um acordo para encerrar o programa nuclear e de mísseis balísticos da Coreia do Norte. As conversas, no entanto, não avançaram.

Silêncio oficial

Procurados pelo NYT, a Casa Branca, o Pentágono e a Embaixada dos EUA em Seul não comentaram o caso.

O episódio, caso confirmado, deve reacender debates sobre a atuação dos Estados Unidos em operações secretas durante períodos de negociação diplomática.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: