Política / Governo Federal
Lula entrega 1.276 moradias do Minha Casa, Minha Vida no Rio Grande do Sul
Governo federal projeta contratar 3 milhões de habitações até o fim de 2026
20/01/2026
14:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou, nesta terça-feira (20), 1.276 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida no município de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. O empreendimento Junção recebeu R$ 123,6 milhões em investimentos, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) e contrapartida do governo estadual.
Durante a cerimônia, Lula destacou o papel social do programa habitacional.
“A construção de casas, quando nós resolvemos fazer o Minha Casa, Minha Vida, é mais do que entregar uma casa, é deixar ao povo brasileiro um legado de respeito e de dignidade, como está escrito na nossa Constituição”, afirmou.
O presidente ressaltou ainda que as moradias foram implantadas em área com infraestrutura urbana, incluindo transporte público e acesso a serviços de saúde e educação. A meta do governo federal é contratar 3 milhões de habitações até o final de 2026, em todo o país.
O complexo habitacional é formado por seis empreendimentos, reunindo casas e apartamentos:
Loteamento Cootrahab I e II
Residencial Cooparroio
Residencial Cooperlar
Residencial Coopernova
Residencial Uniperffil
Ao todo, as novas moradias irão beneficiar 5.104 pessoas.
As unidades integram a modalidade Entidades do Minha Casa, Minha Vida, voltada a famílias com renda bruta mensal de até R$ 2.850 (Faixa 1 do programa). Nesse modelo, os próprios beneficiários participam ativamente da organização e execução dos projetos, em parceria com cooperativas e entidades sem fins lucrativos.
Lula destacou o desempenho dessas organizações no programa e rebateu críticas feitas no passado.
“O que eu posso constatar hoje é que as entidades não só aprenderam a fazer conjuntos habitacionais, como conseguem fazer maior e melhor do que muitas casas contratadas por empresas”, disse.
Segundo o presidente, alguns empreendimentos da modalidade contam inclusive com elevador e varanda com churrasqueira, além de ações sociais voltadas ao pós-entrega, garantindo convivência comunitária e manutenção dos espaços comuns.
No caso do complexo Junção, a organização e execução dos projetos ficaram sob responsabilidade de cinco cooperativas e entidades da sociedade civil.
📌 Em síntese: a entrega das 1.276 unidades no Rio Grande do Sul reforça a retomada do Minha Casa, Minha Vida e a aposta do governo federal na modalidade Entidades como instrumento de inclusão social e ampliação do acesso à moradia digna.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Inscrições no ProUni começam na próxima segunda-feira; programa oferece 594 mil bolsas em 2026
Leia Mais
Moraes autoriza visita de Tarcísio a Bolsonaro na Papudinha nesta quinta-feira (22)
Leia Mais
TSE propõe novas regras e abre consulta pública sobre normas das Eleições de 2026
Leia Mais
Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028
Municípios