Campo Grande (MS), Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2026

Política / Economia

Oposição reúne assinaturas e avança para criação de CPI que apura caso Banco Master no Senado

Pedido liderado por Eduardo Girão alcança 42 apoios e amplia pressão sobre Davi Alcolumbre para instalação do colegiado

19/01/2026

15:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A oposição no Senado Federal atingiu, nesta segunda-feira (19), o número mínimo de 42 assinaturas necessárias para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar o caso do Banco Master, instituição financeira que foi liquidada pelo Banco Central após suspeitas de fraudes.

O requerimento é de autoria do senador Eduardo Girão (Novo-CE) e conta com o apoio de mais da metade dos senadores, o que amplia a pressão política sobre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), responsável pela leitura do pedido em plenário — etapa necessária para a instalação formal da CPI.

O senador Eduardo Girão propôs que a CPI tenha prazo de 90 dias, com foco na apuração de eventuais irregularidades envolvendo o banco e seu controlador, o empresário Daniel Vorcaro.

Outras iniciativas no Congresso

Além da CPI no Senado, há outros dois requerimentos em tramitação no Congresso Nacional:

  • um pedido de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI);

  • e outro para a criação de uma CPI na Câmara dos Deputados.

O requerimento da CPMI, que já alcançou o número mínimo de assinaturas em 31 de dezembro, é liderado pelo deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ). Parlamentares articulam, ainda durante o recesso, para que o pedido seja lido já na primeira sessão conjunta do ano legislativo de 2026.

Apoios da oposição e da base

Entre os senadores que assinaram o requerimento de Eduardo Girão estão líderes de partidos de oposição, como a senadora Tereza Cristina (PP-MS), o senador Carlos Portinho (PL-RJ), Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e Carlos Viana (Podemos-MG).

Também há apoio de integrantes da base do governo federal, como os senadores Eduardo Braga (MDB-AM) e Omar Aziz (PSD-AM), o que reforça o caráter suprapartidário da iniciativa.

Próximos passos

Para que a CPI ou a CPMI seja efetivamente instalada, é necessário que os requerimentos sejam lidos em plenário pelos presidentes das Casas Legislativas. A expectativa é que o tema ganhe prioridade no início dos trabalhos do ano legislativo de 2026, diante do volume de assinaturas e da pressão política crescente.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: