Campo Grande (MS), Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2026

Detran / Habilitação

Renovação automática da CNH beneficia mais de 323 mil motoristas na primeira semana e gera economia de R$ 226 milhões

Medida atinge principalmente condutores da categoria B e integra política de incentivo ao bom histórico no trânsito

19/01/2026

09:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O programa de renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), regulamentado pela Medida Provisória nº 1.327/2025, beneficiou 323.459 condutores na primeira semana de vigência, segundo dados divulgados pelo Ministério dos Transportes. A iniciativa resultou em uma economia estimada de R$ 226 milhões, valor que deixaria de ser gasto com taxas, exames e custos administrativos.

A maior parte dos beneficiados é formada por motoristas da categoria B, exclusiva para automóveis, que responderam por 52% das renovações automáticas. Em seguida aparecem os condutores da categoria AB, que autoriza a condução de carros e motocicletas, com 45%. Motoristas habilitados apenas para motocicletas (categoria A) somaram 3%, enquanto o restante corresponde a condutores profissionais das categorias C e D.

Quem pode aderir

A renovação automática é destinada a motoristas inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores. Para integrar o cadastro, o condutor não pode ter cometido infrações de trânsito nos últimos 12 meses e deve realizar a adesão por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito.

Atualmente, motoristas com menos de 50 anos precisam renovar a CNH a cada dez anos, regra mantida para os que utilizam o processo automático.

Quem fica de fora

Alguns grupos não têm direito à renovação automática e devem continuar procurando os Detrans estaduais. Estão excluídos:

  • Motoristas com 70 anos ou mais, cuja renovação ocorre a cada três anos;

  • Condutores com prazo de validade reduzido por recomendação médica, em casos de doenças progressivas ou condições que exigem acompanhamento contínuo;

  • Motoristas com a CNH vencida há mais de 30 dias.

Para condutores com mais de 50 anos, que renovam a habilitação a cada cinco anos, a renovação automática será permitida apenas uma vez.

A medida integra a estratégia do governo federal de simplificar processos, reduzir custos e estimular o bom comportamento no trânsito, premiando condutores sem histórico recente de infrações.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: