Campo Grande (MS), Domingo, 18 de Janeiro de 2026

Política / Luto

Morre Raul Jungmann, ex-ministro da Defesa e da Segurança Pública, aos 73 anos

Ex-deputado federal e presidente do IBRAM estava internado em Brasília e tratava um câncer no pâncreas

18/01/2026

21:20

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Morreu neste domingo (18), em Brasília, aos 73 anos, o ex-ministro Raul Jungmann. Ele estava internado no Hospital DF Star, na capital federal, onde tratava um câncer no pâncreas. A morte foi confirmada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), entidade que Jungmann presidia desde 2022.

Natural de Recife, Jungmann teve uma trajetória extensa na vida pública, com passagens pelo Legislativo e pelo Executivo federal, além de atuação em áreas estratégicas como meio ambiente, defesa, segurança pública e mineração.

Trajetória ministerial

Ao longo da carreira, Raul Jungmann ocupou quatro ministérios. No governo Fernando Henrique Cardoso, esteve à frente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e de Políticas Fundiárias e também comandou o Ministério do Meio Ambiente. Já na gestão de Michel Temer, assumiu o Ministério da Defesa e, em 2018, tornou-se o primeiro ministro da Segurança Pública do Brasil, pasta criada para centralizar ações federais na área.

No período em que esteve à frente da Defesa e da Segurança Pública, Jungmann coordenou operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que autorizaram o emprego das Forças Armadas em estados afetados por crises na segurança pública.

Atuação política

Jungmann foi deputado federal por Pernambuco por três mandatos e também exerceu mandato como vereador do Recife. Ao longo da juventude, militou no antigo Partido Comunista Brasileiro (PCB). Em sua trajetória partidária, foi filiado ao MDB entre 1972 e 1994, integrou o PPS, migrou para o PMDB e retornou ao PPS em 2003.

Como parlamentar, foi vice-presidente da CPI dos Sanguessugas, que investigou um esquema de corrupção envolvendo a compra de ambulâncias, e atuou como um dos líderes da Frente Brasil Sem Armas, durante o referendo de 2005 sobre a comercialização de armas de fogo.

Na legislatura iniciada em 2015, exerceu mandato de deputado federal até 2016. Naquele período, posicionou-se a favor do impeachment da então presidente Dilma Rousseff, processo que culminou na posse de Michel Temer.

Meio ambiente e mineração

Além da atuação política, Jungmann foi presidente do IBAMA e, mais recentemente, liderou o IBRAM, onde passou a defender uma agenda de mineração responsável, alinhada a princípios ESG (ambientais, sociais e de governança) e ao papel estratégico dos minerais na transição energética global.

Em nota oficial, o IBRAM destacou que Jungmann “dedicou mais de cinco décadas à vida pública brasileira, atuando com espírito republicano, compromisso com a democracia, o desenvolvimento sustentável e o diálogo”. A instituição informou ainda que, a pedido do próprio ex-ministro, o velório será restrito a familiares e amigos próximos.

Investigações arquivadas

Durante sua passagem pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, Jungmann chegou a ser investigado por suspeitas de fraude em licitação, peculato e corrupção em contratos de publicidade que somavam R$ 33 milhões. O inquérito foi posteriormente arquivado pela Justiça Federal.

Legado

Raul Jungmann deixa um legado marcado pela capacidade de articulação política, defesa das instituições democráticas e atuação em áreas sensíveis do Estado brasileiro, como segurança, defesa, meio ambiente e desenvolvimento agrário. Sua morte encerra uma trajetória que atravessou diferentes governos e correntes políticas, sempre com presença ativa no debate público nacional.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: