Campo Grande (MS), Quinta-feira, 10 de Julho de 2025

Política e Diplomacia

Simone Tebet reage ao tarifaço de Trump e defende união nacional na defesa da soberania brasileira

Ministra do Planejamento usa redes sociais para criticar interferência estrangeira e pede resposta unificada do Brasil: “Isto, sim, é ser patriota”

10/07/2025

12:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, utilizou suas redes sociais nesta quinta-feira (10) para expressar indignação com a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos EUA, e com o tom de interferência política usado na carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em uma postagem firme e carregada de simbolismo, publicada na plataforma X (antigo Twitter), Tebet criticou duramente a tentativa de intromissão nos assuntos internos do Brasil e convocou uma resposta unificada em defesa da soberania nacional, independentemente de ideologia ou filiação política.

“Não se recorre a outros quintais, outros países, para atacar a nossa soberania nacional.”

A íntegra da declaração de Simone Tebet

“Rui Barbosa dizia que ‘a pátria é a família amplificada’. Nessa família, a Pátria é a mãe, a mãe de todos nós. O nosso país, o nosso território, a nossa casa, a nossa gente. Aqui, nosso povo vive, trabalha, produz. Não se xinga a mãe, não se recorre a outros quintais, outros países, para atacar a nossa soberania nacional. Ninguém pode, em benefício próprio, abrir os portões da nossa casa coletiva, para que ela seja atacada. É hora de diplomacia, de senso e de consenso, sim, na defesa do Brasil, mas é hora de fazermos isso juntos, unidos, como uma única família, deixando de lado as diferenças políticas e de ideologia, na defesa, intransigente, do nosso país. Isto, sim, é que é ser PATRIOTA. Dar luz e vida soberana ao Brasil, a favor dos brasileiros.”

Reação à carta de Trump e à defesa feita por bolsonaristas

A manifestação de Tebet ocorre após a repercussão da carta enviada por Donald Trump ao governo brasileiro, em que o presidente americano justifica a taxação com base em críticas ao STF, à suposta perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro e à atuação do Brasil no BRICS.

Setores ligados ao bolsonarismo reagiram defendendo a medida ou responsabilizando Alexandre de Moraes e o governo Lula pela retaliação. A deputada federal Eduardo Bolsonaro, inclusive, assumiu articulações junto ao governo Trump e classificou a sanção como "tarifa-Moraes".

União acima da ideologia

Ao afirmar que “isto, sim, é que é ser patriota”, Tebet faz um apelo direto ao sentimento nacional e à necessidade de colocar o Brasil acima das disputas políticas internas, em defesa da soberania e do interesse coletivo.

A fala da ministra também sugere repúdio à instrumentalização política de interesses estrangeiros, reforçando que nenhuma corrente política deveria buscar alianças externas para atacar instituições nacionais.

Tebet se alinha a outras lideranças que condenam a tarifa

A ministra junta-se a vozes como a do presidente Lula, do ministro Fernando Haddad, da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Amcham Brasil, que vêm repudiando a tarifa de 50% como uma ação unilateral, injustificada e prejudicial à economia brasileira.

O governo estuda reagir com base na Lei de Reciprocidade Econômica, aprovada pelo Congresso Nacional, e tem buscado alternativas diplomáticas para reverter o impacto da medida nas exportações brasileiras, especialmente no agronegócio e na indústria de transformação.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: