Campo Grande (MS), Sexta-feira, 06 de Fevereiro de 2026

Política Nacional

Lula condiciona criação do Ministério da Segurança à aprovação da PEC no Congresso

Presidente afirma que nova estrutura terá orçamento próprio e reforço no combate ao crime organizado

06/02/2026

15:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (6) que pretende criar o Ministério da Segurança Pública assim que o Congresso Nacional aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, encaminhada pelo governo em abril do ano passado. Segundo o chefe do Executivo, a nova pasta terá orçamento específico para ampliar investimentos na área.

De acordo com Lula, a medida busca fortalecer a atuação federal no enfrentamento ao crime organizado e às facções. “Aprove a PEC, que o ministério será criado. Será criado um orçamento novo, para que a gente possa colocar dinheiro de verdade, melhorar a vida dos policiais, aprimorar a inteligência e fazer o combate da fronteira à capital”, declarou.

A proposta prevê maior integração entre União, estados e Distrito Federal e pretende dar respaldo constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp), criado por lei ordinária em 2018. O texto também atualiza as competências da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Durante entrevista à TV Aratu, em Salvador (BA), o presidente explicou que a PEC busca delimitar a participação da União na segurança pública, inclusive com possibilidade de atuação federal nos estados mediante solicitação dos governadores. “O governo federal não pode ser apenas um repassador de recursos. Hoje, o fundo nacional tem apenas R$ 2 bilhões”, afirmou.

A tramitação da proposta, entretanto, enfrenta resistências no Parlamento e entre governadores. Parte das críticas concentra-se no dispositivo que atribui à União a elaboração de um plano nacional de segurança pública a ser observado pelos estados.

Segundo Lula, alguns estados, como Goiás, São Paulo, Minas Gerais e unidades do Sul do país, demonstraram preocupação com eventual ampliação da influência federal. “A PEC é para estabelecer parceria ativa com os estados na questão da segurança pública”, declarou.

O governo considera a proposta uma das principais apostas para reestruturar a política nacional de segurança e ampliar a capacidade de coordenação entre os entes federativos.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: