Campo Grande (MS), Sexta-feira, 09 de Janeiro de 2026

Política Nacional

Oposição reage a veto de Lula ao PL da Dosimetria e articula derrubada no Congresso

Líderes do PL acusam presidente de agir por vingança e anunciam mobilização para reverter decisão

08/01/2026

13:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Líderes da oposição intensificaram as críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva após o veto integral ao Projeto de Lei da Dosimetria, assinado nesta quinta-feira (8). A decisão levou parlamentares do PL a iniciarem articulações para derrubar o veto em sessão conjunta do Congresso Nacional.

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante, classificou o veto como uma “prova de ódio” do presidente e da esquerda contra os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Lula sabe que esse veto será derrubado na primeira sessão do Congresso”, afirmou o parlamentar, que aposta na formação de maioria entre deputados e senadores para reverter a decisão presidencial.

Mobilização por assinaturas

A líder da minoria na Câmara, Carol De Toni, convocou publicamente uma mobilização para coletar assinaturas favoráveis à derrubada do veto.

“Precisamos da assinatura da maioria dos deputados e senadores”, escreveu a deputada em publicação nas redes sociais, reforçando o esforço da oposição para unificar votos.

Críticas ao simbolismo da data

O ex-ministro do Trabalho e da Previdência Social no governo Bolsonaro, Onyx Lorenzoni, destacou que Lula escolheu 8 de janeiro de 2026 — data que marca três anos dos atos antidemocráticos na Praça dos Três Poderes — para vetar o projeto.

“Não foi por acaso. Foi calculado. Foi cruel. É a assinatura de um governo que não governa pela lei, mas pela vingança”, escreveu Onyx, em tom duro contra o Planalto.

Impacto direto sobre Bolsonaro

O PL da Dosimetria previa mudanças nas regras de aplicação das penas por crimes contra o Estado Democrático de Direito e poderia beneficiar Jair Bolsonaro, atualmente condenado a 27 anos e 3 meses de prisão, em decisão do Supremo Tribunal Federal.

Reação no Senado

No Senado, o líder da oposição, Rogério Marinho (PL-RN), também criticou o veto. Em nota, o ex-ministro de Bolsonaro afirmou que o governo Lula carece de espírito conciliador.

“Falta-lhes a grandeza que tiveram líderes da história do Brasil, capazes de reconciliar o país por meio de sucessivas anistias em momentos muito mais graves”, declarou Marinho.

Próximos passos

Para que o veto presidencial seja derrubado, a oposição precisará reunir 257 votos na Câmara dos Deputados e 41 votos no Senado Federal. A articulação já começou e deve ganhar intensidade nas próximas semanas, ampliando o embate político entre governo e oposição em torno da responsabilização pelos atos golpistas.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: