Campo Grande (MS), Sexta-feira, 09 de Janeiro de 2026

Política Nacional

Lewandowski afirma que crimes contra o Estado Democrático de Direito são impassíveis de anistia

Declaração foi feita em ato no Planalto que marcou os três anos dos ataques golpistas de 8 de janeiro

08/01/2026

13:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quinta-feira (8) que crimes cometidos contra o Estado Democrático de Direito são imprescritíveis e não admitem indulto, graça ou anistia, especialmente quando envolvem grupos civis e militares armados.

A declaração foi feita durante ato oficial no Palácio do Planalto, em referência aos três anos dos ataques de 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

“Crimes contra o Estado Democrático de Direito são imprescritíveis e impassíveis de indulto, graça ou anistia, sobretudo quando envolvem grupos civis e militares armados”, afirmou Lewandowski.

Alerta permanente em defesa da democracia

Em seu discurso, o ministro destacou que, apesar de as instituições republicanas terem conseguido conter a tentativa de ruptura institucional, a vigilância democrática precisa ser constante.

“Embora entre nós as próprias instituições republicanas tenham, a muito custo, conseguido debelar a intentona, é preciso ter sempre em mente a célebre advertência de Thomas Jefferson: ‘O preço da liberdade é a eterna vigilância’”, disse.

Lewandowski reforçou que a cerimônia anual tem justamente o papel de manter viva a memória dos ataques e fortalecer a união institucional em defesa da democracia.

“A solenidade que vem sendo repetida todos os anos tem esse propósito: recordar a todos que é preciso permanecer unidos e vigilantes em defesa da nossa liberdade, a duras penas resgatada”, completou.

Alckmin defende punição rigorosa

Também presente no evento, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, defendeu punições rigorosas aos responsáveis pelos atos golpistas.

“Se, perdendo as eleições, tentaram um golpe de Estado, imagine o que não teriam feito se tivessem vencido as eleições”, afirmou.

Ao citar o ex-governador paulista Mário Covas, Alckmin destacou que a principal diferença entre homens públicos é o compromisso com a democracia:

“Homens e mulheres públicos podem ser um pouco mais à direita ou à esquerda. O que diferencia é quem tem apreço pela democracia e quem não o tem”.

Força das instituições

Alckmin concluiu ressaltando a resposta unificada dos Três Poderes aos ataques de 8 de janeiro:

“Três anos depois do fatídico 8 de janeiro, esse encontro mostra a pujança das instituições brasileiras. Executivo, Legislativo e Judiciário reagiram de maneira uníssona. As pessoas passam. As instituições ficam. E as boas instituições ajudam o país a avançar”.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: