Campo Grande (MS), Quinta-feira, 08 de Janeiro de 2026

Política / Justiça

Moraes dá 15 dias para Malafaia se explicar por ataques ao Alto Comando do Exército

PGR aponta calúnia e injúria contra o comandante do Exército após declarações em ato bolsonarista na Avenida Paulista

07/01/2026

06:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o pastor Silas Malafaia apresente defesa no prazo de 15 dias em uma denúncia por calúnia e injúria envolvendo o Alto Comando do Exército. A medida atende a pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet.

A denúncia foi protocolada em 18 de dezembro, na véspera do recesso do Judiciário, e tem origem em representação apresentada pelo comandante do Exército, general Tomás Paiva, contra o líder religioso.

Declarações em ato político

Segundo a PGR, Malafaia teria ofendido a dignidade e o decoro de integrantes do Alto Comando durante uma manifestação bolsonarista realizada em abril do ano passado, na Avenida Paulista, em São Paulo. Do alto de um carro de som, o pastor criticou duramente a cúpula do Exército, sem citar nomes.

Em sua fala, Malafaia afirmou:
“Cadê esses generais de quatro estrelas, do Alto Comando do Exército? Cambada de frouxos, cambada de covardes, cambada de omissos. Vocês não honram a farda que vestem. Não é para dar golpe, não, é para marcar posição.”

O ato foi convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para pressionar por anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023. Em setembro, Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e está preso desde novembro na superintendência da Polícia Federal em Brasília.

Fundamentação da PGR

Para Paulo Gonet, as declarações atingiram diretamente os generais do Alto Comando, incluindo o comandante do Exército, e imputaram falsamente o crime de prevaricação. A Procuradoria também aponta que o pastor divulgou o discurso nas redes sociais, alcançando mais de 300 mil visualizações, o que ampliaria o alcance das supostas ofensas.

No dia 20 de dezembro, ainda durante o recesso, Moraes determinou a notificação de Malafaia, que recebeu a comunicação em 23 de dezembro. O recesso e as férias coletivas do STF seguem até o fim de janeiro; nesse período, decisões urgentes ficam a cargo do presidente da Corte, Edson Fachin, ou do vice, Alexandre de Moraes.

Gonet justificou o envio do caso ao gabinete de Moraes ao afirmar haver “estrita conexão entre as condutas denunciadas” e os inquéritos das fake news e das milícias digitais.

Defesa contesta competência

Malafaia contesta a tramitação no STF e afirma que não possui prerrogativa de foro, defendendo que o caso deveria seguir para a primeira instância. O pastor sustenta ainda que não ofendeu Tomás Paiva, por não ter mencionado nomes.

“A minha fala não cita o nome de ninguém. Eu não citei o nome do comandante do Exército”, declarou.

O pastor também acusa perseguição política por parte de Gonet e Moraes, criticando o prazo de defesa fixado durante o recesso judicial. Para ele, as declarações se enquadram no direito à liberdade de expressão, e não teriam relação com investigações sobre desinformação ou organizações digitais.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: