Campo Grande (MS), Sexta-feira, 09 de Janeiro de 2026

Política / Justiça

Bolsonaro pede a Moraes autorização para reduzir pena da trama golpista por meio da leitura

Defesa solicita adesão ao programa de remição de pena; cada livro pode abater quatro dias da condenação

08/01/2026

14:00

DA REDAÇÃO

©IA

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou autorização ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, para que ele participe do programa de remição de pena pela leitura. O pedido ainda será analisado pelo magistrado, relator da execução das penas relacionadas à tentativa de golpe de Estado.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por envolvimento na trama golpista e atualmente cumpre prisão domiciliar em Brasília. Caso o pedido seja aceito, ele poderá reduzir parte da pena por meio da leitura e elaboração de resenhas avaliadas pelo sistema prisional.

Como funciona a remição de pena pela leitura

A remição pela leitura é regulamentada por resolução do Conselho Nacional de Justiça e permite:

  • Redução de 4 dias de pena por livro lido e resenhado

  • Limite de até 12 obras por ano

  • Redução máxima de 48 dias de pena por ano

A participação depende de autorização judicial individual, no caso, do ministro Alexandre de Moraes.

Lista específica de livros no DF

No Distrito Federal, o sistema penitenciário adota uma lista específica de obras autorizadas para fins de remição. Entre os livros que podem ser lidos e resenhados estão:

  • Ainda Estou Aqui, de Marcelo Rubens Paiva – obra biográfica que resgata a história de sua família e do ex-deputado Rubens Paiva, assassinado durante a ditadura militar. O livro foi adaptado para o cinema e venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025.

  • Democracia, de Philip Bunting – obra ilustrada que apresenta conceitos de democracia, cidadania, política e participação social.

  • Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski – clássico da literatura que aborda culpa, moralidade e responsabilidade individual.

Precedente no STF

Em dezembro, Alexandre de Moraes autorizou o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa e também condenado no processo, a trabalhar, estudar e ler livros como forma de reduzir a pena de 19 anos de prisão, criando um precedente para pedidos semelhantes entre os condenados do chamado “núcleo crucial” da tentativa de golpe.

Outras formas de remição previstas em lei

A Lei de Execução Penal, alterada em 2011, prevê outras modalidades de redução de pena:

  • 1 dia de pena a cada 12 horas de estudo (ensino fundamental, médio, técnico ou superior)

  • 1 dia de pena a cada 3 dias de trabalho

Além de diminuir o tempo total de condenação, essas atividades aceleram a progressão de regime e podem antecipar a concessão de benefícios legais.

A decisão sobre o pedido de Bolsonaro caberá agora ao ministro Alexandre de Moraes, que avaliará se o ex-presidente poderá aderir formalmente ao programa de remição pela leitura.

     


    Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

    Últimas Notícias

    Veja Mais

    Envie Sua Notícia

    Envie pelo site

    Envie pelo Whatsapp

    Municípios

    Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

    ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

    PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

    Site desenvolvido por: