Campo Grande (MS), Sexta-feira, 24 de Outubro de 2025

Política / Justiça

STF forma maioria para liberar nomeação de parentes em cargos políticos

Por 6 votos a 1, Corte entende que a Súmula do nepotismo não se aplica a secretários e ministros; julgamento será concluído em 29 de outubro

23/10/2025

16:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira (23) para permitir a nomeação de parentes de autoridades em cargos políticos, como secretário municipal, estadual ou ministro de Estado.
O julgamento trata do alcance da Súmula Vinculante nº 13, que proíbe o nepotismo na administração pública, e decidirá se a regra também deve ser aplicada a cargos de natureza política.

Placar e próximos passos

Até o momento, o placar é de 6 a 1 para liberar as nomeações políticas, com base no voto do relator, ministro Luiz Fux, acompanhado por Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Nunes Marques, Dias Toffoli e André Mendonça.
O único voto contrário foi do ministro Flávio Dino.
A sessão foi suspensa e será retomada na próxima quarta-feira (29), quando votará a ministra Cármen Lúcia.

“A vedação ao nepotismo não alcança cargos de natureza política, desde que observados critérios técnicos e de idoneidade moral”, defendeu o relator Luiz Fux.

Apesar da tendência majoritária, o Supremo ainda discute como será redigida a tese final, com a possibilidade de incluir limites — como a proibição de nepotismo cruzado e exigência de critérios objetivos para as nomeações.

Entenda o caso

A controvérsia é analisada no Recurso Extraordinário (RE) 1.133.118, com repercussão geral reconhecida (Tema 1000), o que significa que o entendimento do STF valerá para todo o país.

O caso teve origem no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que declarou inconstitucional uma lei do Município de Tupã (SP) que permitia a nomeação de parentes — até o terceiro grau — para cargos de secretário municipal.
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) questionou a medida, argumentando que o nepotismo viola os princípios da moralidade e da impessoalidade previstos na Constituição Federal.

O município, por sua vez, recorreu ao STF defendendo que a Súmula 13 não se aplica a cargos políticos, que teriam caráter de confiança e natureza distinta dos cargos administrativos.

O que diz a Súmula Vinculante nº 13

“A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança [...] viola a Constituição Federal.”

Essa súmula foi aprovada em 2008, com o objetivo de coibir o nepotismo em cargos administrativos e comissionados, mas não especificou a situação dos cargos políticos de primeiro escalão, como secretários e ministros.

Impacto e repercussão

Com a formação da maioria, o STF deve consolidar a tese de que a nomeação de parentes é permitida em cargos políticos, desde que não haja desvio de finalidade e sejam observados critérios técnicos.
A decisão terá efeito vinculante, devendo ser seguida por todos os tribunais e administrações públicas do país.

O tema divide juristas e órgãos de controle:

  • Para parte da doutrina jurídica, a decisão reconhece a autonomia do Poder Executivo na escolha de seus auxiliares diretos.

  • Já críticos apontam risco de retrocesso ético e fragilização dos princípios republicanos, especialmente em municípios pequenos, onde o nepotismo é prática recorrente.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: