Campo Grande (MS), Quinta-feira, 23 de Outubro de 2025

Política / Justiça

Moraes proíbe Valdemar Costa Neto de visitar Bolsonaro e retoma investigação sobre trama golpista

Decisão do STF mantém restrições e reabre inquérito que apura tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito

23/10/2025

08:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quarta-feira (22) o pedido do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar. A decisão reforça as medidas cautelares que impedem Bolsonaro de manter contato com outros investigados na trama golpista.

De acordo com Moraes, a restrição continua válida porque Valdemar é um dos investigados nos inquéritos que apuram tentativas de golpe de Estado e ataques ao sistema eleitoral.

“Em decisão de 4/8/2025, mantive, dentre as medidas cautelares em relação a Jair Messias Bolsonaro, a proibição de manter contatos com Embaixadores ou quaisquer autoridades estrangeiras, bem como com os demais réus e investigados das Ações Penais 2.668/DF, 2.693/DF, 2.694/DF, 2.695/DF, Inq. 4.995/DF e Pet 12.100/DF, inclusive por intermédio de terceiros”, registrou Moraes.

STF reabre investigação da trama golpista

Na mesma sessão, o Supremo Tribunal Federal decidiu reabrir as investigações sobre o suposto plano golpista envolvendo o presidente do PL. Por quatro votos a um, a Primeira Turma acompanhou o voto de Moraes para dar prosseguimento ao inquérito, que havia sido parcialmente arquivado.

O caso foi retomado no contexto do julgamento dos réus do Núcleo 4 da trama golpista, grupo acusado de disseminar desinformação contra as urnas eletrônicas e de tentar sustentar juridicamente a tese de fraude eleitoral em 2022.

Um dos condenados, Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, ex-presidente do Instituto Voto Legal (IVL), havia sido contratado pelo PL para realizar estudos técnicos que serviram de base à ação apresentada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O levantamento, porém, utilizou dados distorcidos e alegações falsas para contestar o resultado do pleito.

Crimes em apuração e papel de Valdemar Costa Neto

Com a decisão do STF, as investigações serão retomadas para apurar indícios de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Em 2024, Valdemar Costa Neto foi indiciado pela Polícia Federal no mesmo inquérito, mas não chegou a ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) nos quatro núcleos que tratam da articulação para manter Jair Bolsonaro no poder após as eleições de 2022.

A reabertura do caso recoloca o presidente do PL no centro das apurações sobre o envolvimento de lideranças políticas em ações para desacreditar o processo eleitoral e fragilizar as instituições democráticas.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: