Campo Grande (MS), Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025

Política Nacional

Ciro Gomes retorna ao PSDB e reacende disputa eleitoral no Ceará para 2026

Aos 67 anos, ex-ministro tenta reconstruir base política e pode enfrentar o PT em nova candidatura ao governo estadual

22/10/2025

08:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ex-ministro Ciro Gomes oficializa nesta quarta-feira (22) seu retorno ao PSDB, partido pelo qual iniciou a carreira política e se elegeu governador do Ceará em 1990, aos 32 anos. Após 35 anos afastado da sigla, Ciro volta ao ninho tucano em busca de reaproximação com antigos aliados e reposicionamento político para 2026 — ano em que pode disputar novamente o governo estadual, em oposição ao atual governador Elmano de Freitas (PT).

Retorno estratégico e reaproximação tucana

O ato de filiação acontece em Fortaleza e é articulado pelo ex-governador Tasso Jereissati, considerado padrinho político de Ciro. O movimento sinaliza uma tentativa de reconstruir alianças no campo da oposição e unir forças com partidos como o PL, de Jair Bolsonaro, e o União Brasil, numa frente anti-PT.

Aliados próximos afirmam que Ciro avalia romper o ciclo de gestões petistas no Ceará, iniciado em 2015 com Camilo Santana, atual ministro da Educação do governo Lula (PT). Embora tenha declarado após a derrota nas eleições de 2022 que não voltaria a disputar cargos, a tendência é de que Ciro reveja essa decisão e entre na corrida estadual de 2026.

Reaproximação com a direita e ruptura com antigos aliados

A nova articulação política começou em 2023, quando aliados de Ciro apoiaram o deputado André Fernandes (PL) no segundo turno das eleições municipais de Fortaleza. Desde então, o diálogo com partidos conservadores vem se intensificando, inclusive com reuniões com parlamentares de oposição ao atual governo estadual.

Em contrapartida, o ex-ministro rompeu com antigos aliados, como o ex-governador Camilo Santana e o próprio irmão, o senador Cid Gomes (PSB), de quem está afastado desde 2022. Cid, que hoje apoia a reeleição de Elmano de Freitas, declarou que a possível candidatura de Ciro “criaria uma situação constrangedora”.

“Cada um segue seu caminho. A gente deve se esforçar para fazer o melhor pelo povo”, declarou Cid, evitando críticas diretas ao irmão.

Alianças e bastidores eleitorais

Lideranças como Roberto Cláudio, ex-prefeito de Fortaleza e aliado histórico de Ciro, afirmam que há um sentimento majoritário de união da oposição para lançar um palanque único em 2026.

“É preciso unir forças e apresentar uma alternativa forte contra o governador”, disse Roberto Cláudio, que deve se filiar ao União Brasil.

Entre os nomes cotados para compor a futura coligação estão Capitão Wagner (União Brasil) e André Fernandes (PL). A principal resistência parte do senador Eduardo Girão (Novo), que se lançou pré-candidato e questiona a aproximação de Ciro com setores da direita.

Impacto político e cautela tucana

Para o PSDB, a filiação tem caráter estadual, voltada exclusivamente à disputa pelo governo cearense. Dirigentes tucanos buscam evitar especulações sobre uma nova candidatura presidencial de Ciro — que já disputou quatro eleições nacionais (1998, 2002, 2018 e 2022).

O movimento, contudo, chacoalha o tabuleiro político do Ceará, reabre frentes de diálogo entre centro e direita e recoloca Ciro Gomes no centro do debate político — agora como símbolo da reorganização das forças oposicionistas no estado.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: