Campo Grande (MS), Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025

Política / Justiça

Relação de Fux com colegas da 1ª Turma do STF estava “insustentável”, avaliam ministros após voto divergente em julgamento de Bolsonaro

Pedido de transferência para a 2ª Turma será analisado pelo presidente da Corte, Edson Fachin

22/10/2025

13:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A decisão do ministro Luiz Fux de deixar a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e pedir transferência para a 2ª Turma é vista nos bastidores como um movimento motivado por desgaste interno. Segundo ministros ouvidos por interlocutores do Supremo, a relação entre Fux e os colegas da 1ª Turma se tornou insustentável após seu voto isolado pela absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no julgamento do núcleo crucial da trama golpista, em setembro.

O pedido formal foi encaminhado nesta terça-feira (21) ao presidente do STF, Edson Fachin, que deverá decidir se autoriza a mudança.

“A relação estava muito desgastada. O voto de Fux foi visto como uma ruptura com o entendimento majoritário da Turma, e o ambiente se deteriorou desde então”, avaliou um dos interlocutores do Supremo.

Clima de tensão após julgamento histórico

No julgamento, Fux foi o único ministro da 1ª Turma a divergir dos colegas Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino, que formaram maioria pela condenação de Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.

A divergência teria repercutido mal nos bastidores e, desde então, o convívio interno se tornou difícil, segundo fontes da Corte.

A 1ª Turma é responsável pelos processos relativos à trama golpista de 2022, e ainda há dois novos núcleos previstos para julgamento entre novembro e dezembro. Caso o pedido de transferência seja aceito, Fux deixará de participar desses casos, embora tenha sinalizado disposição em atuar nos processos já pautados.

Pedido de transferência e nova composição

No documento enviado a Fachin, Fux fundamentou o pedido com base no artigo 19 do Regimento Interno do STF, manifestando o interesse em ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso, aposentado recentemente e substituído na presidência da Corte por Fachin.

Atualmente, a composição das turmas é a seguinte:

  • 1ª Turma: Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Luiz Fux (até decisão de Fachin).

  • 2ª Turma: Gilmar Mendes, Dias Toffoli, André Mendonça, Nunes Marques e vaga aberta com a saída de Barroso.

Cada turma é formada por cinco ministros, sendo que o presidente do STF não integra nenhum dos grupos.

Expectativa sobre o novo posicionamento

Nos bastidores, há curiosidade sobre o papel que Fux assumirá na 2ª Turma, caso o pedido seja aceito. O grupo é conhecido por adotar posturas mais garantistas em julgamentos penais e por abrigar ministros de perfil político diverso, como Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

A mudança, segundo avaliação de integrantes da Corte, reconfigura o equilíbrio interno do STF, especialmente em um momento em que o tribunal segue enfrentando os desdobramentos da condenação de Bolsonaro e de outros envolvidos nos atos golpistas de 2023.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: