Campo Grande (MS), Terça-feira, 21 de Outubro de 2025

Política / Governo Federal

Lula anuncia Guilherme Boulos como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência

Deputado federal do PSOL assume pasta que faz a ponte entre o governo e os movimentos sociais; substitui Márcio Macêdo, que ocupava o cargo desde 2023

20/10/2025

19:00

DA REDAÇÃO

Presidente Lula publicou foto ao lado do novo ministro, Guilherme Boulos, e do antecessor, Márcio Macêdo — Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (20) a nomeação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, cargo estratégico responsável pela relação do governo com os movimentos sociais.

A decisão foi comunicada durante uma reunião no Palácio do Planalto, que contou com a presença de Boulos, do ex-ministro Márcio Macêdo (PT-SE), além dos ministros Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil) e Sidônio Palmeira (Secom). Uma transição técnica entre as equipes deve ocorrer nos próximos dias.

Mudança estratégica no Planalto

A substituição marca uma reconfiguração política dentro do governo Lula e amplia o espaço do PSOL na Esplanada, retirando uma pasta até então da cota do PT.
Com gabinete dentro do Palácio do Planalto, a Secretaria-Geral é uma das cinco pastas diretamente ligadas à Presidência, o que garante ao novo ministro acesso direto ao presidente.

“Minha principal missão será ajudar a colocar o governo na rua, levando as realizações e ouvindo as demandas populares em todos os estados do Brasil. Minha grande escola foi o movimento social brasileiro, e levarei esse aprendizado agora ao Planalto”, declarou Boulos, em publicação nas redes sociais após a nomeação.

Perfil e trajetória de Boulos

Aos 42 anos, Guilherme Boulos é um dos principais nomes da esquerda brasileira e o político de maior expressão do PSOL.
Paulistano, formado em Filosofia e mestre em Psiquiatria, é professor e psicanalista.
Construiu sua trajetória como liderança do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e defensor de reformas urbanas e do direito à moradia.

Em sua carreira política:

  • Foi candidato à Presidência da República em 2018;

  • Disputou a Prefeitura de São Paulo em 2020 e 2024, chegando ao segundo turno nas duas ocasiões;

  • Em 2022, foi eleito deputado federal mais votado de São Paulo, com mais de 1 milhão de votos.

Fontes próximas ao Planalto informaram que Boulos permanecerá no ministério até o fim do mandato, descartando uma nova candidatura em 2026. Segundo a legislação eleitoral, ministros que desejem concorrer a cargos públicos devem deixar o cargo até seis meses antes das eleições, o que não será o caso dele.

Objetivo político: fortalecer a base social

A escolha de Lula busca reaproximar o governo das bases populares e reanimar a militância de esquerda, especialmente entre jovens e movimentos sociais, num movimento estratégico com foco na reeleição presidencial de 2026.

Boulos é visto como símbolo de renovação da esquerda e pode atuar como elo entre o Planalto e as ruas, equilibrando o diálogo com centrais sindicais, coletivos urbanos e lideranças comunitárias.

Saída de Márcio Macêdo e legado

Ex-deputado federal, Márcio Macêdo estava à frente da Secretaria-Geral desde janeiro de 2023.
Durante dois anos e nove meses, articulou ações com movimentos sociais e coordenou eventos de grande porte, como o G20 Social, realizado no Rio de Janeiro em 2024, antes da cúpula internacional de chefes de Estado.

Macêdo também foi tesoureiro da campanha presidencial de Lula em 2022 e coordenou a vigília em Curitiba durante a prisão do petista.
Nos bastidores, porém, enfrentava críticas pela baixa mobilização popular em eventos recentes, como o 1º de Maio em São Paulo, o que contribuiu para sua substituição.

Reconfiguração política

A nomeação de Boulos eleva para dois os ministros do PSOL no governo — ao lado de Sônia Guajajara, titular do Ministério dos Povos Indígenas.
Com isso, o presidente Lula reforça o núcleo ideológico de esquerda no Planalto, em contraponto à presença de partidos do centrão, que também integram a base governista.

A mudança amplia o número de trocas na Esplanada para 13 desde o início do mandato, refletindo a busca de Lula por equilíbrio entre representação política, fidelidade partidária e eficiência administrativa.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: