Campo Grande (MS), Sexta-feira, 24 de Outubro de 2025

Política / Justiça

Dino diz que “crimes em emendas Pix antigas serão apurados” e anuncia rastreio com novas ferramentas

STF cobra prestação de contas de 2020 a 2024; MGI, CGU, AGU e TCU apresentam painéis para acompanhar execução em tempo real

23/10/2025

15:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ministro Flávio Dino afirmou nesta quinta (23) que é dever do Judiciário e dos órgãos de controle apurar irregularidades em emendas Pix pagas entre 2020 e 2024. A fala ocorreu em audiência pública no STF sobre rastreabilidade e transparência desses repasses. Dino enfatizou que não haverá “anistia” ou “tapete” para encobrir desvios e que haverá priorização por risco e por destino do dinheiro, com foco em áreas e objetos mais suscetíveis a fraudes. 

Declarações-chave

  • É dever da Justiça e dos órgãos de controle apurar eventuais irregularidades em emendas Pix antigas.” 

  • Não existe tapete para colocar irregularidades por baixo.” 

  • Prioridade para analisar casos com maior risco de desvio e destino do recurso (ex.: mutirões de cirurgias, eventos e shows). 

O que está em análise

  • 35 mil relatórios (2020–2024) ainda pendentes de checagem, somando cerca de R$ 20 bilhões — a AGU e outros órgãos apresentarão um primeiro resultado por amostragem, seguindo critérios de priorização por risco e IDH das localidades. 

  • Desde 2022, o STF impõe medidas de transparência: plano de trabalho obrigatório com identificação da destinação final

Ferramentas de rastreio e transparência

  • O MGI, em parceria com CGU, TCU e AGU, apresentou novos painéis dentro das plataformas Transferegov/Parceriasgov, permitindo acompanhar em tempo real a execução das emendas, com CNPJ do beneficiário, parlamentar autor e objetivo da verba (ex.: Painel/Parlamentar, Painel Gestão). Há exigência de fotos georreferenciadas da evolução de obras. 

  • Dino disse que vai notificar Ministérios Públicos e Tribunais de Contas estaduais/municipais para adequarem emendas subnacionais às regras do STF; decisão da Corte determina que Estados e municípios adotem os mesmos padrões de transparência das emendas federais.

Como eram as “emendas Pix”

  • São transferências especiais do Orçamento da União diretas para contas de Estados/municípios, sem convênio, criadas em 2019 e criticadas por baixa rastreabilidade; o STF discute ajustes e exigências para identificar autor, beneficiário e aplicação

Ações e impactos

  • Curto prazo: início da auditoria por amostragem, priorizando alto risco e baixo IDH; campanha oficial de comunicação para divulgar as ferramentas de fiscalização. 

  • Médio prazo: padronização nacional de transparência para emendas federais, estaduais e municipais; cooperação interinstitucional (TCU, CGU, AGU, MGI) com cronogramas de análise. 

  • Para gestores e imprensa: painéis permitem filtrar por parlamentar, município e UF, ver beneficiários e valores, e checar documentação exigida.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: