Política / Justiça
Ministério Público da Itália dá parecer favorável à extradição de Carla Zambelli
Deputada do PL está presa em Roma desde julho; decisão final caberá à Justiça e ao governo italiano
22/10/2025
18:00
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
O Ministério Público da Itália emitiu, nesta terça-feira (22), parecer favorável à extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para o Brasil. A informação foi confirmada pela Advocacia-Geral da União (AGU), que representa o governo brasileiro no processo.
Zambelli está presa cautelarmente em Roma desde 29 de julho, por decisão da Justiça italiana, que considerou haver “grave risco de fuga”. A parlamentar foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão, após ser considerada autora intelectual da invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023.
De acordo com a investigação, Carla Zambelli encomendou ao hacker Walter Delgatti a invasão do sistema eletrônico do CNJ, que resultou na emissão de um mandado falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. O hacker confirmou, em depoimento, que agiu a mando da deputada. Ambos foram condenados pelo Supremo.
Antes de a condenação transitar em julgado, Zambelli fugiu para a Itália, país do qual possui dupla cidadania, e pediu asilo político. Após a fuga, foi incluída na difusão vermelha da Interpol, sendo capturada nos arredores de Roma e encaminhada à penitenciária feminina de Rebibbia.
O pedido formal de extradição foi protocolado pelo STF em 11 de junho e enviado ao governo italiano por meio do Itamaraty. O parecer favorável do MP italiano é uma etapa decisiva, mas ainda depende de julgamento pela Justiça do país.
Após a análise judicial, a decisão final caberá ao governo da Itália. Não há prazo definido para o encerramento do processo.
Enquanto isso, Zambelli permanece detida e também enfrenta, no Brasil, um processo de cassação de mandato na Câmara dos Deputados.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Problemas na empresa? O SIMPI resolve!
Leia Mais
Fachin autoriza Fux a integrar Segunda Turma do STF
Leia Mais
Sebrae e MDS revelam que 2,5 milhões de inscritos no CadÚnico se tornaram MEI com estímulo ao empreendedorismo
Leia Mais
STF derruba regras abusivas de altura e garante igualdade de acesso em concursos da segurança pública
Municípios