Campo Grande (MS), Terça-feira, 19 de Agosto de 2025

Política / Justiça

Prisão domiciliar de Bolsonaro agita a direita e acelera disputa por herança eleitoral de 2026

Governadores Tarcísio, Zema, Ratinho e Caiado são pressionados a radicalizar discursos para não perder espaço entre bolsonaristas

05/08/2025

07:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL), decretada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes nesta segunda-feira (4), abriu um novo capítulo no xadrez político da direita brasileira e deu início, na prática, a uma nova fase da pré-campanha de 2026. Sem poder falar publicamente, receber visitas políticas ou usar redes sociais, o ex-presidente se vê temporariamente fora do jogo — o que obriga seus aliados a acelerarem o movimento de sucessão e reposicionamento de discurso.

No Partido Liberal (PL), a avaliação interna é de que a ausência de Bolsonaro antecipa a disputa pelo espólio político do ex-mandatário. Quatro governadores estão no centro das atenções: Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ratinho Júnior (PSD-PR), Ronaldo Caiado (União-GO) e Romeu Zema (Novo-MG). Todos serão pressionados a endurecer o tom contra o STF e reafirmar laços com o bolsonarismo para manterem viabilidade eleitoral.

“Quem não se posicionar com veemência será escanteado”, resume um interlocutor da direita.

O que motivou a prisão domiciliar

A decisão de Alexandre de Moraes foi baseada no descumprimento de medidas cautelares. Bolsonaro havia sido proibido de usar redes sociais — diretamente ou por terceiros —, mas participou, via ligação telefônica, de um ato bolsonarista no Rio de Janeiro no domingo (3). O vídeo com sua fala foi repostado por seus filhos, Flávio e Carlos Bolsonaro.

Com isso, Moraes determinou prisão domiciliar com proibição de visitas (exceto advogados), restrição de comunicações telefônicas e ameaça de conversão da medida em prisão preventiva em caso de nova violação.

A disputa interna no PL

A antecipação da saída de Bolsonaro do cenário político leva à seguinte pergunta: quem vai herdar os votos do bolsonarismo? Os nomes mais próximos ao ex-presidente, como Eduardo Bolsonaro, Flávio Bolsonaro e Michelle Bolsonaro, ganham protagonismo imediato. Mas a corrida se estende aos governadores que miram o Planalto.

Internamente, o PL monitora o tom adotado por cada um diante da prisão de Bolsonaro. Tarcísio, por exemplo, evitou citar Alexandre de Moraes, o que irritou parte da base bolsonarista mais fiel, que esperava uma reação mais agressiva. Ratinho seguiu linha semelhante — e, por ter se aproximado de Bolsonaro recentemente, não decepcionou.

Romeu Zema foi o único a mencionar o nome do ministro:

“Mais um capítulo sombrio na história de perseguição política do STF. Alexandre de Moraes agora colocou Bolsonaro em prisão domiciliar por ter sua voz ouvida nas redes. É a democracia do silêncio. Toda minha solidariedade ao presidente e sua família”, escreveu.

Ronaldo Caiado também se posicionou, mas criticou o processo sem atacar diretamente o STF.

Hora da verdade até o 7 de Setembro

Aliados próximos de Bolsonaro afirmam que os movimentos até o 7 de Setembro — data de tradicional mobilização bolsonarista — serão decisivos para definir quem conseguirá se consolidar como legítimo sucessor. A ausência de Bolsonaro no debate público esvazia a mediação de conflitos internos e torna mais incerta a unidade do PL para 2026.

Além disso, há o temor de que a prisão domiciliar enfraqueça a articulação política em um momento-chave: enquanto o PT trabalha pela reeleição de Lula, a direita se vê dividida, órfã de liderança central e com possíveis radicalizações de discurso à vista.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: