Campo Grande (MS), Sábado, 17 de Janeiro de 2026

Política / Justiça

Marinha envia ao STF plano de trabalho para reduzir pena do ex-comandante Almir Garnier

Proposta prevê atividades administrativas e intelectuais com controle rigoroso e possibilidade de remição, a depender de aval judicial

16/01/2026

22:00

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

A Marinha do Brasil encaminhou ao Supremo Tribunal Federal um plano de trabalho para o ex-comandante da Força Naval Almir Garnier, condenado no julgamento da trama golpista. O documento foi enviado nesta sexta-feira (16) ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, em resposta a ofício da Corte e após pedido formal da defesa, protocolado em 16 de dezembro.

Garnier cumpre 24 anos de prisão, em regime inicialmente fechado, nas dependências da ERMB (Estação Rádio da Marinha em Brasília), à disposição da Justiça. Segundo o STF, ele foi o único chefe de uma das Forças Armadas a manifestar apoio explícito ao plano golpista articulado pelo então presidente Jair Bolsonaro.

Pedido da defesa

Na petição apresentada ao STF, os advogados solicitaram autorização para que o custodiado exerça trabalho de natureza intelectual e atividades educacionais, incluindo a possibilidade de cursar Filosofia ou Letras, com ênfase em Francês ou Literatura, na modalidade EAD.

Os pedidos se amparam no mesmo marco normativo aplicado em outros casos, como o programa de remição por leitura previsto em resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) — fundamento que também embasou autorização concedida a Bolsonaro para participar do programa.

Plano apresentado pela Marinha

Em resposta, a Marinha apresentou um plano detalhado que prevê a atuação do custodiado em atividades administrativas e técnicas, voltadas à:

  • Avaliação de sistemas de comando e controle;

  • Processos decisórios e simulações operacionais;

  • Estudos de projetos estratégicos da Força Naval, como o SisGAAZ;

  • Programas de avaliação operacional de meios navais.

O plano estabelece jornada de seis a oito horas diárias, de segunda a sábado, com monitoramento, controle de acesso ao ambiente de trabalho e registro de produtividade. Estão previstos relatórios técnicos, notas analíticas e outros produtos intelectuais, passíveis de uso para remição de pena, condicionada à validação judicial.

Controle e segurança

De acordo com o ofício ao STF, os meios técnicos para início das atividades já estão disponíveis. O computador a ser utilizado terá restrições rigorosas, com bloqueio de acesso irrestrito à internet, permitindo apenas conexões previamente autorizadas (sites institucionais ou de ensino).

As leituras deverão seguir os critérios do CNJ: é possível reduzir quatro dias de pena por obra lida, mediante elaboração de relatório ou resenha, avaliados por comissão da unidade prisional e homologados pela Justiça.

Próximos passos

A proposta ainda depende de aprovação do ministro Alexandre de Moraes para ser implementada. Somente após o aval do relator o plano poderá entrar em vigor e produzir efeitos para eventual redução de pena.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: