Campo Grande (MS), Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026

Política / Justiça

CPMI do INSS: em embate com Malafaia, Damares coloca liderança da bancada evangélica na mira da investigação

Senadora diz que apuração não tem viés religioso e afirma sentir desconforto com suspeitas envolvendo igrejas e líderes evangélicos

16/01/2026

14:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A senadora Damares Alves ampliou o embate público com o pastor Silas Malafaia após a divulgação de uma lista de igrejas e líderes religiosos citados na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, que investiga fraudes contra aposentados e pensionistas. Entre as instituições mencionadas, a parlamentar citou a Assembleia de Deus do Amazonas, ligada a familiares do deputado Silas Câmara, líder da bancada evangélica na Câmara dos Deputados.

Em entrevista ao jornal O Globo, nesta quinta-feira (15), Damares afirmou que não submete sua atuação parlamentar a lideranças religiosas e reagiu diretamente às críticas de Malafaia. “O Malafaia precisa orar um pouco. Eu não submeto minhas ações parlamentares a ele. Além das instituições que divulguei, há menções na CPI à Assembleia de Deus do Amazonas, que já forneceu os dados solicitados e aguarda análise do colegiado”, declarou.

A senadora afirmou ainda sentir “profundo desconforto e tristeza” diante da possibilidade de envolvimento de igrejas ou líderes religiosos em esquemas de fraude no INSS, mas reforçou que a CPMI tem o dever constitucional de apurar os fatos com responsabilidade, imparcialidade e base documental, independentemente do segmento envolvido.

O embate entre Damares e Malafaia ganhou força no domingo (11), quando a senadora afirmou, em entrevista ao SBT News, que igrejas e lideranças religiosas aparecem em investigações sobre fraudes contra aposentados. Na ocasião, ela criticou tentativas de barrar apurações sob o argumento de preservar fiéis. “Quando se fala de um grande pastor, vem a comunidade dizendo: ‘não falem, não investiguem, porque os fiéis vão ficar tristes’”, afirmou.

A declaração provocou reação imediata de Malafaia, que classificou a fala como “conversa fiada” na quarta-feira (14). Em resposta, Damares divulgou uma lista de requerimentos apresentados na CPMI, incluindo pedidos de quebra de sigilo de instituições religiosas e convites para oitiva de pastores citados nas investigações.

Procurado, o deputado Silas Câmara ainda não havia se manifestado sobre o caso até a última atualização. A CPMI do INSS segue em andamento e deve analisar os documentos já encaminhados ao colegiado para definir os próximos passos da investigação.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: