Campo Grande (MS), Quinta-feira, 31 de Julho de 2025

Política Internacional

Sanção dos EUA a Moraes agrava crise diplomática com o Brasil, avalia Itamaraty

Aplicação da Lei Magnitsky contra ministro do STF é vista como maior tensão bilateral em 200 anos, em meio ao tarifaço de Trump

30/07/2025

15:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A decisão do governo dos Estados Unidos de aplicar sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (30), provocou forte reação no Itamaraty, que classificou o ato como “a maior crise na relação Brasil-EUA em dois séculos”. A medida agrava o cenário já crítico entre os dois países, especialmente diante da formalização do tarifaço de 50% imposto pelo presidente Donald Trump sobre produtos brasileiros.

A nova ofensiva norte-americana ocorreu por meio da Lei Magnitsky, dispositivo legal que permite sanções a estrangeiros acusados de violar direitos humanos ou praticar corrupção. O governo Trump acusa Moraes de promover censura, perseguições políticas e violações ao devido processo legal — especialmente no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado.

"Não há disposição para negociação que resista a esse tipo de agressividade", afirmou uma fonte diplomática ao g1, refletindo o clima no Ministério das Relações Exteriores.

Crise histórica

Para diplomatas brasileiros, o conjunto de ações — o bloqueio de bens, restrições a transações e o cancelamento de vistos de ministros do STF — representa um ataque sem precedentes à soberania brasileira e marca um ponto de inflexão nas relações bilaterais.

Até então, o Itamaraty concentrava seus esforços na tentativa de reverter a sobretaxa comercial de 50% sobre exportações brasileiras para os EUA, que entra em vigor nesta sexta-feira (1º). Com a sanção a Moraes, a diplomacia brasileira avalia endurecer o tom e prepara uma resposta institucional à altura da escalada.

Papel de Eduardo Bolsonaro

A aplicação da sanção foi celebrada pelo deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que vinha articulando com membros do governo Trump a inclusão de Moraes na lista da Lei Magnitsky. Ele é investigado pela Polícia Federal e pela PGR por suposta coação contra ministros do STF, visando favorecer juridicamente seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Nos bastidores, diplomatas avaliam que a pressão exercida por Eduardo junto à Casa Branca busca transformar a crise institucional brasileira em uma pauta de política externa dos EUA.

Efeitos da sanção

A aplicação da Lei Magnitsky implica o bloqueio de todos os bens de Moraes em território americano, a proibição de negócios com empresas ou cidadãos dos EUA e o veto ao uso de cartões de bandeira americana. A medida é apelidada nos meios diplomáticos de “pena de morte financeira”.

Contexto agravado pelo tarifaço

A sanção ocorre no mesmo dia em que Donald Trump assinou o decreto que oficializa a tarifa extra de 40% sobre produtos brasileiros, somando um total de 50% de imposto sobre importações do Brasil. O governo americano justificou a medida com a alegação de que o Brasil representa "uma ameaça incomum à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA".

Reações esperadas

O Itamaraty convocou reuniões emergenciais nesta quarta-feira para discutir os próximos passos. Uma nota oficial deve ser emitida em breve, e fontes do governo brasileiro não descartam recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) ou acionar a Corte Internacional de Justiça para contestar o que consideram violação da soberania e das regras diplomáticas.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: