Campo Grande (MS), Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025

Política / Justiça Internacional

Ex-assessor de Bolsonaro lança campanha nos EUA para custear defesa após acusação de envolvimento em plano golpista

Filipe Martins é investigado por participação na elaboração de tentativa de golpe e por suposto uso de documento falso em viagem aos Estados Unidos

10/11/2025

11:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ex-assessor especial da Presidência da República, Filipe Martins, iniciou uma campanha de arrecadação de fundos nos Estados Unidos para custear as despesas com advogados norte-americanos. Martins, que atuou como assessor de Assuntos Internacionais no governo de Jair Bolsonaro, foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposta participação na elaboração do plano de golpe de Estado que levou o ex-presidente a ser condenado a 27 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Campanha para custear defesa

De acordo com Jeffrey Chiquini, advogado de defesa de Martins no Brasil, a arrecadação foi organizada por apoiadores do ex-assessor, com o objetivo de financiar honorários de novos advogados criminalistas nos EUA e cobrir custos adicionais do processo internacional.

“Cada centavo arrecadado será destinado exclusivamente ao Filipe e ao pagamento de sua nova equipe jurídica nos Estados Unidos”, declarou Chiquini.
“O propósito é permitir que ele leve à Justiça americana todos os responsáveis pela fraude que afetou seu registro migratório.”

Segundo a defesa, Martins enfrenta restrições legais e financeiras desde o fim do governo Bolsonaro, além de perseguição política por parte de autoridades brasileiras.

Acusação de documento falso

A denúncia apresentada pela PGR indica que Filipe Martins viajou aos Estados Unidos em dezembro de 2022, acompanhando o então presidente Jair Bolsonaro. O governo norte-americano, no entanto, identificou indícios de falsificação no documento de entrada do ex-assessor, o que motivou uma investigação conjunta das autoridades americanas e brasileiras.

Washington apura se houve fraude com o intuito de incriminar Martins ou de facilitar sua entrada irregular no país, em meio ao contexto político turbulento que marcou o fim do mandato de Bolsonaro.

Processos e repercussões

Martins é apontado por investigadores como um dos principais articuladores da ala ideológica do bolsonarismo e teria participado de reuniões e trocas de mensagens voltadas à formulação do plano de ruptura institucional, em dezembro de 2022.
Ele é investigado na mesma linha de apuração que envolve auxiliares militares e assessores próximos do ex-presidente, acusados de elaborar documentos e estratégias para anular o resultado das eleições.

A defesa nega todas as acusações e sustenta que o ex-assessor nunca participou de qualquer ato golpista. A campanha de arrecadação nos EUA busca, segundo aliados, reforçar sua defesa internacional e desvincular seu nome das ações atribuídas ao ex-presidente Bolsonaro.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: