Campo Grande (MS), Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025

Política / Justiça

Projeto Antifacção reacende tensão entre Lula e o presidente da Câmara, Hugo Motta

Indicação de Guilherme Derrite para relatar a proposta provoca atrito entre Planalto e Congresso; Motta defende análise técnica e renomeia projeto como “Marco Legal do Combate ao Crime Organizado”

10/11/2025

11:30

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

Após um período de trégua e cooperação política para reorganizar a base do governo na Câmara dos Deputados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), voltaram a se desentender. O novo foco de atrito é o projeto de lei Antifacção, uma das principais bandeiras do governo federal na área de segurança pública.

Desentendimento político

O Planalto acusa Hugo Motta de deslealdade por ter indicado o deputado Guilherme Derrite (PP-SP) — atual secretário de Segurança Pública de São Paulo, aliado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e adversário político de Lula — para relatar a proposta.

Segundo assessores presidenciais, a escolha é vista como uma tentativa de entregar o protagonismo de um projeto estratégico ao campo oposicionista, em uma área sensível para o governo petista.

“Motta está fazendo um jogo duplo, apoiando o governo em certos momentos e, em outros, se alinhando à oposição”, reclamaram auxiliares de Lula.

A posição da Câmara

Aliados de Hugo Motta, por outro lado, afirmam que o presidente da Câmara mantém postura institucional e busca equilíbrio entre as forças políticas da Casa.

“Esse é o papel dele: dialogar com todos os grupos e garantir o avanço de pautas que interessam ao país, não apenas ao governo”, disseram interlocutores próximos.

Em resposta direta às críticas, Motta declarou que o texto terá análise técnica e não partidária, e anunciou que o projeto passará a ser chamado de “Marco Legal do Combate ao Crime Organizado” — uma tentativa de tirar o tema da disputa ideológica e ampliar o consenso no Congresso.

Declarações e clima de tensão

Lula, segundo fontes do Planalto, reclamou pessoalmente com Hugo Motta sobre a indicação de Derrite e teria cobrado mais “alinhamento político” em matérias de alta visibilidade pública. Para o presidente, o tema da segurança é ponto vulnerável da esquerda e deveria permanecer sob controle direto da base governista.

Motta, no entanto, reforçou em mensagem publicada no domingo (9) que o Congresso não deve se pautar por disputas eleitorais:

“Não importa de onde a ideia vem. Se ela é boa para o país, a gente leva adiante.”

O deputado concluiu tentando suavizar o impasse:

“O PL do Marco traz o melhor do projeto apresentado pelo governo federal e o melhor das iniciativas debatidas no Congresso — e tudo isso sem perder a nossa soberania.”

Contexto político

A Lei Antifacção é uma das apostas do governo Lula para endurecer o combate às facções criminosas e milícias, em resposta à escalada da violência e à crise de segurança pública em grandes centros. O texto prevê novos instrumentos de investigação, aumento de penas e integração de bancos de dados nacionais sobre o crime organizado.

A escolha de Derrite como relator, no entanto, acirra a disputa entre o Planalto e o Congresso, evidenciando o desafio do governo em consolidar uma base estável em um tema que envolve poder, segurança e narrativa política — e que promete novas rodadas de embates nos próximos dias.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: