Igualdade racial
Governo lança campanha ‘Sem Racismo o Carnaval Brilha Mais’ para combater discriminação durante a festa
Ação do Ministério da Igualdade Racial começou no Rio de Janeiro e será levada a outros estados, com foco na valorização da cultura negra
14/01/2026
13:15
DA REDAÇÃO
O lançamento da campanha ‘Sem Racismo o Carnaval Brilha Mais’ foi palco para apresentação do material gráfico educativo e informativo da mobilização e a assinatura do Termo de Cooperação Técnica assinado com a Liga Independente do grupo A do Rio de Janeiro ©Rafael Caetano/MIR
O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Igualdade Racial, lançou na segunda-feira, 12 de janeiro, no Rio de Janeiro, a campanha “Sem Racismo o Carnaval Brilha Mais”, com o objetivo de prevenir e enfrentar práticas racistas durante o Carnaval. A iniciativa será levada também à Bahia, nesta sexta-feira, 16 de janeiro, no município de Camaçari, ampliando o alcance nacional da ação.
A campanha prevê a distribuição de leques e adesivos educativos, com mensagens de enfrentamento a condutas como injúria racial, fantasias ofensivas, violências simbólicas e discriminação em ambientes carnavalescos, como blocos de rua, ensaios, quadras e desfiles das escolas de samba.
Durante o lançamento, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, ressaltou que o Carnaval deve ser uma festa de alegria, mas também de respeito e reconhecimento da cultura negra.
“É a segunda edição da campanha, que lançamos este ano no melhor momento, com mais espaços, parceiros institucionais e mais ministérios. Lançamos a campanha para cuidar e respeitar as mãos negras de quem faz acontecer e também se diverte no maior espetáculo da Terra. Carnaval é cultura, arte, resistência e resiliência”, afirmou.
O evento contou com a presença da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, da deputada federal Benedita da Silva, do secretário de Igualdade Racial do Rio de Janeiro, Edson Santos, do carnavalesco Milton Cunha, além de artistas e representantes do governo estadual.
Em seu discurso, a deputada Benedita da Silva destacou o caráter inclusivo e democrático do governo do presidente Lula, com a retomada de políticas públicas voltadas à população negra e às mulheres, por meio da recriação dos ministérios da Cultura, Direitos Humanos, Cidadania, Mulher e o fortalecimento do Ministério da Igualdade Racial.
“Desejo que essa nossa campanha brilhe pelas avenidas e ruas do Brasil e um bom carnaval para todos”, afirmou a parlamentar.
Durante o lançamento, foi apresentado o material gráfico educativo da campanha e assinado um Termo de Cooperação Técnica com a Liga Independente do Grupo A do Rio de Janeiro (LIGA-RJ). O acordo prevê a divulgação da campanha nas quadras das escolas de samba da Série Ouro, em blocos, eventos, ensaios técnicos e desfiles oficiais, além de outros espaços de grande circulação.
O presidente da LIGA-RJ, Hugo Júnior, classificou a iniciativa como um marco histórico no enfrentamento ao racismo no Carnaval. “O carnaval é o nosso maior movimento cultural, momento onde todos os povos se encontram e o racismo não pode fazer parte dessa festa”, afirmou.
A campanha também está integrada ao Plano Juventude Negra Viva, política pública voltada à redução das vulnerabilidades da juventude negra e ao enfrentamento da violência letal associada ao racismo estrutural. Estados e municípios que aderiram ao plano receberão, até o fim do período carnavalesco, materiais educativos da campanha nas cinco regiões do Brasil.
Com a iniciativa, o Governo Federal busca reforçar que o Carnaval deve ser um espaço de celebração, diversidade e respeito, sem tolerância a práticas discriminatórias.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sem Tarcísio na disputa, Simone Tebet desponta como favorita ao governo de São Paulo, aponta pesquisa interna
Leia Mais
Pesquisa Quaest mostra Lula na frente em todos os cenários de segundo turno para 2026
Leia Mais
Lei do salário mínimo completa 90 anos e marcou a reorganização das relações de trabalho no Brasil
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 14
Municípios