Campo Grande (MS), Sexta-feira, 25 de Julho de 2025

Política / Justiça

STF adota tom de cautela sobre possível prisão de Bolsonaro em meio à crise com Trump e tensão diplomática

Ministros avaliam que clima político e repercussão internacional exigem prudência; Moraes é respaldado, mas ação sobre entrevistas gerou ruídos internos

24/07/2025

07:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O Supremo Tribunal Federal (STF) vive um momento de tensão institucional e debate interno diante da escalada da crise envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a reação dos Estados Unidos com a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Ministros da Corte passaram a defender uma postura de cautela frente à possibilidade de prisão preventiva de Bolsonaro, especialmente após a repercussão negativa da decisão do ministro Alexandre de Moraes, que condicionou a liberdade do ex-presidente ao silêncio sobre medidas cautelares.

“Os juízes devem arbitrar conflitos tanto quanto possível em prol da pacificação”, afirmou o ministro Luiz Fux, ao criticar a escalada e defender o princípio da soberania nacional.

Divergência estratégica no Supremo

  • Moraes mantém apoio da maioria dos ministros na condução do inquérito sobre tentativa de golpe, inclusive nas medidas como a tornozeleira eletrônica e a proibição de contato com outros investigados.

  • No entanto, a ameaça de prisão por declarações à imprensa gerou desconforto entre colegas.

  • Cinco ministros, segundo apuração da Folha de S.Paulo, defendem moderação neste momento, destacando os impactos de uma prisão preventiva sobre:

    • O processo judicial em fase final;

    • A repercussão internacional;

    • As negociações para barrar o tarifaço de Donald Trump.

Diplomacia, pressão externa e repercussão política

  • A ameaça de prisão ocorreu em meio ao esforço diplomático do governo brasileiro para reverter as tarifas unilaterais impostas pelos EUA.

  • Lideranças políticas e empresariais sinalizaram ao STF que uma prisão agora poderia tumultuar negociações comerciais e ampliar a instabilidade institucional.

  • A revogação dos vistos de 8 dos 11 ministros do Supremo por parte do governo Trump foi recebida como ato simbólico de agressão diplomática, embora classificada como de “baixo impacto prático” internamente.

Michel Temer defende pacificação

O ex-presidente Michel Temer divulgou vídeo pedindo diálogo institucional e criticando os excessos tanto do governo norte-americano quanto de lideranças locais:

“São inadequações que não se resolvem com bravatas, mas com diálogo entre nações parceiras”, afirmou Temer.

Bolsonaro: distensão após alarme inicial

Na quarta-feira (23), Bolsonaro acordou às 5h30 com helicópteros e imprensa na porta, temendo prisão iminente. Porém, ao longo do dia, aliados transmitiram sinalizações de distensão:

  • O clima entre os ministros do STF esfriou;

  • Não havia decisão ou mandado de prisão até a noite;

  • A avaliação no entorno do ex-presidente é de que ele não descumprirá mais as cautelares.

Ele passou o dia na sede do PL Nacional, acompanhado por parlamentares como Evair de Melo, Sóstenes Cavalcante e Magno Malta. Apesar da presença da imprensa, limitou-se a dizer: "Infelizmente, não posso falar."

Estratégia de contenção

  • Um ministro do STF sugeriu “pacto de silêncio” entre Bolsonaro e o Supremo para evitar novas tensões.

  • A expectativa é que o processo sobre a tentativa de golpe entre na reta final, com julgamento previsto nos próximos meses.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: