Campo Grande (MS), Quarta-feira, 23 de Julho de 2025

Política / Justiça

Bandeira de Trump acirra crise no PL e expõe desgaste da direita com tarifaço

Partido busca se desvincular das sanções de Trump ao Brasil enquanto líderes se irritam com atos de Eduardo Bolsonaro e protestos no Congresso

23/07/2025

14:05

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O gesto de parlamentares do PL que ergueram uma bandeira em apoio a Donald Trump, na terça-feira (22), provocou desconforto interno e acirrou a crise vivida pela direita brasileira com a aproximação da entrada em vigor do tarifaço contra produtos do Brasil, anunciada pelo ex-presidente dos Estados Unidos. A medida começa a valer no dia 1º de agosto.

Na avaliação de integrantes da cúpula do partido, a direita enfrenta um momento delicado, agravado por ações individuais e sem coordenação, como a de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), apontado nos bastidores como “incontrolável” e pouco disposto a colaborar com uma saída política para a crise.

Gesto com bandeira de Trump irrita bancada e desvia foco de protesto

Durante manifestação no Congresso, deputados do PL, como Sargento Fahur (PSD-PR) e Delegado Caveira (PL-PA), exibiram uma bandeira dos Estados Unidos com apoio a Trump. O ato, que deveria criticar a decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de suspender reuniões de comissões dominadas pelo PL, acabou sendo visto como contraproducente.

Setores pragmáticos do partido criticaram o gesto por desviar o foco político e associar o PL diretamente ao governo Trump em um momento de tensão econômica. “Se quisessem carregar a bandeira de forma individual, que assim o fizessem. Em grupo, só prejudica”, afirmou um interlocutor da legenda.

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), afirmou que a situação foi resolvida internamente:

"O assunto já foi dialogado com a bancada e com o deputado que levou a bandeira para que ações individuais não sejam mais expressas em ações coletivas. Para a bancada, o assunto foi superado."

Eduardo Bolsonaro é criticado por líderes e acusado de escalar crise

Mesmo afastado da Câmara, Eduardo Bolsonaro segue causando desconforto dentro da legenda. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro é visto como um dos principais entraves à pacificação da direita diante do impacto das tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.

Fontes do partido relatam que Eduardo não tem ouvido conselhos, insiste em atacar aliados estratégicos, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e não assume publicamente que não solicitou o tarifaço — o que ajudaria a conter o desgaste político do PL.

Segundo relatos, o deputado repete apenas que mirava a aplicação da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes, ministro do STF, e nega envolvimento com as tarifas.

A Lei Magnitsky autoriza os EUA a aplicar sanções a estrangeiros acusados de violações de direitos humanos ou corrupção em larga escala.

Apesar das orientações internas para que recue, Eduardo Bolsonaro tem sinalizado que pretende intensificar sua retórica contra o Supremo Tribunal Federal.

Estratégia do PL: descolar-se de Trump e salvar a imagem da direita

Diante da escalada da crise comercial, o PL tenta reconstruir pontes políticas e preservar a imagem do futuro candidato da direita em 2026. A legenda avalia que associar-se diretamente a Donald Trump neste momento pode enfraquecer o discurso econômico e comprometer alianças com o agronegócio, a indústria e setores exportadores.

Enquanto isso, líderes pressionam para que o partido retome o foco institucional, dialogue com a base e afaste-se de ações vistas como radicais e isoladas.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: