Política Internacional
Equipe de Lula ouve nos EUA que Trump barrou negociações diretas com o Brasil
Comissão de senadores embarca nesta sexta (25) em meio a boicote de Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo
25/07/2025
07:15
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
Interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva relataram que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não autorizou sua equipe a abrir diálogo com o Brasil sobre o tarifaço de 50% que entra em vigor em 1º de agosto.
Uma comissão de senadores embarca nesta sexta-feira (25) para os EUA com o objetivo de tentar reverter ou adiar a medida. A viagem, no entanto, está sendo alvo de boicote do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e do blogueiro Paulo Figueiredo, que tentam dificultar as reuniões da comitiva em Washington.
O presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Vital do Rêgo, que está em missão na ONU, disse a interlocutores que ouviu nos EUA que as decisões estão totalmente centralizadas em Trump, gerando “clima de medo e apreensão”.
Na última quinta-feira (24), o vice-presidente Geraldo Alckmin revelou ter conversado no sábado (19) com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, sobre o tarifaço, em um diálogo que durou cerca de 50 minutos, sem detalhar os resultados.
Segundo Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores, a expectativa é conseguir pelo menos adiar a entrada em vigor das tarifas e reabrir as negociações.
“Queremos esclarecer o que o governo americano quer negociar. Ninguém sabe os limites de Trump. Pode ser uma questão política, pode ter relação com Bolsonaro ou até com a nova moeda dos Brics”, afirmou.
Domingo (27): Primeira reunião de trabalho da comissão.
Segunda (28): Encontro com empresários da Amcham (Câmara Americana de Comércio para o Brasil) e recepção na embaixada brasileira em Washington.
Terça (29): Reuniões no Capitólio com senadores e deputados americanos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
The Economist classifica tarifa de Trump como “chocante agressão” ao Brasil e compara interferência à Guerra Fria
Leia Mais
Pacheco rebate anistia a golpistas do 8 de janeiro: “Não foi passeio no parque”
Leia Mais
"Se eu fosse o vice, Bolsonaro teria sido reeleito", diz Mourão ao criticar escolha de Braga Netto
Leia Mais
Terras raras colocam Brasil no centro da disputa global por minerais estratégicos
Municípios