Campo Grande (MS), Quarta-feira, 23 de Julho de 2025

Economia / Tecnologia

Alckmin diz que big techs apoiam “Pix para todos” em meio à tensão comercial com os EUA

Vice-presidente se reuniu com representantes da Meta, Google e Apple e defendeu que o Pix continue gratuito e universal

22/07/2025

20:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Em meio às discussões sobre o tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, o presidente em exercício Geraldo Alckmin afirmou nesta segunda-feira (21) que representantes das big techs — como Meta, Google e Apple — manifestaram apoio à ampliação do Pix para empresas e plataformas digitais.

“O Pix facilitou enormemente a vida das pessoas e nada impede que outras empresas também participem. Elas falaram que defendem o chamado ‘Pix para todos’”, declarou Alckmin, durante reunião com líderes do setor de tecnologia.

Segundo o vice-presidente, o sucesso da ferramenta está associado à gratuidade e velocidade do serviço. “O que é importante é que tem que ser de graça. O Pix é um sucesso porque você não paga, ele é rápido, é um sucesso, aliás, um exemplo para o mundo”, reforçou.

Pix é alvo de investigação dos EUA

A ampliação do Pix ocorre enquanto os EUA, sob o governo de Donald Trump, investigam o sistema como possível prática comercial desleal, apontando que o Banco Central brasileiro teria retardado o lançamento de concorrentes como o WhatsApp Pay, operado pela Cielo, antes da implementação oficial do Pix em 2020.

A Meta, controladora do WhatsApp, teria ficado insatisfeita com o cenário à época, já que o Pix rapidamente dominou o mercado brasileiro de pagamentos instantâneos, enquanto a funcionalidade de transferências pelo app enfrentou entraves regulatórios.

Reuniões estratégicas e cautela diplomática

Alckmin, que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, vem liderando articulações com setores impactados pela retaliação comercial americana. Após encontros com representantes da indústria, agronegócio e mineração, foi a vez do setor tecnológico ser ouvido.

Além das big techs, Alckmin também se reuniu com membros da INTA (Comissão do Comércio Internacional) do Parlamento Europeu e com o presidente da Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do RS), Claudio Bier.

Embora o presidente Lula tenha defendido publicamente, na semana passada, a cobrança de impostos sobre big techs americanas, Alckmin afirmou que o tema não foi tratado diretamente com as empresas.

“Estamos tratando o assunto exclusivamente por vias institucionais”, afirmou Alckmin, ao destacar que o Brasil já enviou uma carta de protesto aos EUA cobrando resposta sobre a medida tarifária.

O documento foi assinado por Alckmin e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e reforça o posicionamento do Brasil contra o aumento unilateral das tarifas. A primeira manifestação diplomática havia sido enviada ainda em maio, antes do anúncio oficial da taxação por parte dos EUA.

Clima de cautela entre os setores

Até o momento, os setores envolvidos vêm defendendo uma postura de cautela e diálogo, evitando uma resposta simétrica que possa acirrar ainda mais o conflito e impactar negativamente a economia brasileira. A meta do governo é buscar alternativas que mantenham a estabilidade comercial e fortaleçam o papel do Pix como referência global em inovação financeira.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: