POLÍTICA
Estilista revela traje de gala de Bolsonaro para posse de Trump
Vídeo viral mostra ex-presidente vestido para acompanhar posse que não pôde realizar
20/01/2025
17:25
UOL
DA REDAÇÃO
Cynara Boechat publicou foto da roupa que Bolsonaro vestiria na posse de Trump; ex-presidente não conseguiu recuperar o passaporte
A estilista Cynara Boechat publicou um vídeo que viralizou nas redes sociais, no qual o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece vestindo o traje de gala cuidadosamente escolhido para sua presença na posse de Donald Trump em Washington, que aconteceu nesta segunda-feira (20). O evento ocorreria nos Estados Unidos, mas a participação de Bolsonaro foi proibida devido à retenção de seu passaporte.
Em sua postagem, Cynara Boechat reclamou do “smoking que não foi”, fazendo referência à impossibilidade de Bolsonaro viajar e acompanhar a cerimônia. “Este smoking foi cuidadosamente escolhido para a posse presidencial em Washington, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro estaria presente a convite do presidente Donald Trump. Porém, o destino tomou outro rumo, e a ocasião não aconteceu”, afirmou a estilista na legenda do vídeo.
Cynara Boechat revelou ainda que havia mantido contato próximo com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, fazendo cinco visitas entre 2021 e 2022, o que a colocou na lista de visitantes sigilosos da Casa Branca. Essa relação reforça a conexão entre o estilista e a família Bolsonaro.
O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu duas vezes a liberação do passaporte ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas teve seus pedidos negados. Em suas negativas, o ministro Alexandre de Moraes argumentou que as condições que levaram à apreensão do documento permaneciam e não havia interesse público em liberar a viagem.
O passaporte de Bolsonaro foi apreendido pela Polícia Federal há quase um ano, em fevereiro de 2024. A decisão que autorizou a operação e a apreensão do documento apontava risco de fuga do ex-presidente em meio às investigações sobre sua suposta participação em uma tentativa de golpe de Estado em 2022.
Enquanto Bolsonaro não pôde comparecer à posse, simpatizantes presentes no evento marcaram presença: o deputado federal Eduardo Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, ambos do PL, viajaram aos EUA para representar a família na cerimônia.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Aos 25 anos, mineira se torna a mais jovem juíza federal do Brasil ao tomar posse no TRF1
Leia Mais
Bolsonaro apresenta primeiros sinais de recuperação intestinal, mas segue sem previsão de alta
Leia Mais
Quem são os principais cardeais cotados para assumir o papado após a morte de Francisco
Leia Mais
Melania Trump evita incidente diplomático de Donald Trump durante velório do Papa Francisco
Municípios