Campo Grande (MS), Sábado, 24 de Janeiro de 2026

Economia / Tributação

Receita abre prazo para regularização de ativos não declarados com condições especiais de tributação

Novo regime permite declarar bens no Brasil e no exterior com regras diferenciadas e prazo até fevereiro

23/01/2026

18:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Receita Federal passou a disponibilizar, desde segunda-feira (19), a adesão ao Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial – Modalidade Regularização (Rearp Regularização), voltado a empresas e pessoas físicas que desejam regularizar bens, recursos ou direitos de origem lícita que não foram declarados ou que apresentem omissões ou incorreções.

O regime especial foi instituído por nova legislação publicada no fim de 2025 e contempla ativos mantidos no Brasil ou no exterior, desde que o contribuinte tenha sido residente no país em 31 de dezembro de 2024.

Prazos e condições do Rearp Regularização

Para aderir à modalidade de regularização, o contribuinte deve:

  • Transmitir a declaração até 19 de fevereiro;

  • Recolher o Imposto de Renda até 27 de fevereiro, com:

    • alíquota de 15% sobre o valor regularizado;

    • multa de 100% sobre o imposto devido.

O programa permite a regularização não apenas de bens totalmente omitidos, mas também daqueles declarados de forma incorreta em exercícios anteriores.

Modalidade Atualização também está disponível

Além da regularização, a Receita Federal já havia disponibilizado, em 2 de janeiro, a adesão ao Rearp Atualização, cujo prazo também vai até 19 de fevereiro. Essa modalidade permite a atualização do valor de bens móveis e imóveis adquiridos com recursos de origem lícita até 31 de dezembro de 2024, localizados no Brasil ou no exterior.

O principal atrativo está na possibilidade de atualizar imóveis do ativo permanente para valor de mercado, com tributação reduzida:

  • Imposto de Renda (IR): 4,8%

  • CSLL: 3,2%

  • Alíquota total: 8% sobre a diferença entre o valor de mercado e o custo de aquisição.

Avaliação técnica é recomendada

Especialistas alertam que a adesão ao programa exige análise criteriosa. Segundo Lucas Martini de Aguiar, sócio do HRSA Sociedade de Advogados, a modalidade de atualização tende a ser mais vantajosa em casos de ativos com valor contábil defasado, mas nem sempre é a melhor opção.

Na mesma linha, Roberto Junqueira de Souza Ribeiro, sócio do escritório Duarte Garcia, Serra Netto e Terra, destaca que a atualização pode resultar em antecipação de tributos.
“Para bens com possibilidade de venda a curto prazo ou que não estejam destinados à alienação, a adesão pode gerar custo tributário antecipado”, explica.

Atenção aos impactos fiscais

Embora a modalidade de atualização seja apontada como a que deve atrair maior interesse das empresas, especialistas reforçam que cada caso deve ser avaliado individualmente, considerando planejamento tributário, horizonte de venda dos ativos e impactos no fluxo de caixa.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: