Campo Grande (MS), Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2026

Política / Justiça

Inquéritos do Caso Master devem sair do STF e retornar à primeira instância após o Carnaval

Decisão deve ser tomada por Dias Toffoli em meio a críticas internas e tentativa de reduzir desgaste do Supremo

23/01/2026

14:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Os inquéritos que investigam as fraudes financeiras bilionárias envolvendo o Banco Master devem retornar à primeira instância da Justiça depois do Carnaval. A solução está em negociação no Supremo Tribunal Federal (STF) e tem como objetivo afastar da Corte o desgaste institucional provocado pelo caso.

A decisão caberá ao Dias Toffoli, relator do processo no Supremo, e deve ser anunciada nas próximas semanas. O movimento prevê a devolução dos autos à Justiça Federal, onde as investigações tramitavam originalmente de forma separada em Brasília e São Paulo.

Pressão interna no Supremo

Toffoli tem sido alvo de pressões internas por conta de decisões consideradas “atípicas” por colegas na condução do inquérito. Diante do cenário, o presidente do STF, Edson Fachin, antecipou o retorno de suas férias na última segunda-feira (19) para conversar individualmente com os ministros.

Fachin manteve diálogos frequentes com Toffoli, viajou ao Maranhão para encontro com Flávio Dino, reuniu-se em São Paulo com o ex-decano Celso de Mello e também conversou por telefone com a ministra aposentada Rosa Weber.

Segundo interlocutores, Fachin defendeu que, em uma democracia, não cabe ao presidente do STF retirar a relatoria de um ministro, o que fortaleceu a alternativa de devolver o caso à instância original.

Foro privilegiado perdeu fundamento

Os inquéritos chegaram ao STF após a Polícia Federal, durante a Operação Compliance Zero, apreender um documento que mencionava o deputado federal João Carlos Bacelar. Como parlamentares têm foro privilegiado, as defesas pediram o deslocamento do caso para o Supremo.

No entanto, não surgiram provas nem novos documentos que envolvessem Bacelar, que não figura como investigado. Com a conclusão das apurações da Polícia Federal e a ausência de fatos novos, o entendimento predominante é que não há mais justificativa jurídica para a permanência do caso no STF.

Críticas à atuação de Toffoli

A condução do caso por Dias Toffoli passou a ser alvo de críticas nos meios jurídico e político, especialmente após revelações recentes envolvendo negócios privados.

Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, confirmada pela TV Globo, mostrou que fundos ligados ao Banco Master adquiriram a participação de irmãos de Toffoli em um resort localizado em Ribeirão Claro (PR), fato que aumentou o nível de desconforto em torno do ministro.

Entre as decisões de Toffoli consideradas controversas no caso Master estão:

  • Restrição de acesso da Polícia Federal a celulares apreendidos durante operações;

  • Determinação de acareação entre técnicos do Banco Central do Brasil, que decretou a liquidação do banco, e executivos ligados a Daniel Vorcaro.

Próximos passos

Com a provável devolução dos inquéritos à primeira instância, a expectativa é que o STF se afaste formalmente da condução direta do caso, enquanto as investigações seguem na Justiça Federal. A decisão final deverá ser anunciada após o Carnaval, encerrando uma das fases mais sensíveis do episódio para a Corte.


    Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

    Últimas Notícias

    Veja Mais

    Envie Sua Notícia

    Envie pelo site

    Envie pelo Whatsapp

    Municípios

    Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

    ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

    PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

    Site desenvolvido por: