Campo Grande (MS), Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2026

Política Internacional

Brasil anuncia isenção de visto para chineses e reforça reciprocidade diplomática com Pequim

Medida foi comunicada por Lula a Xi Jinping e acompanha política adotada pela China desde 2025

23/01/2026

12:00

DA REDAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o Brasil concederá isenção de visto de curta duração a cidadãos chineses, em reciprocidade à política adotada pela China desde 2025, que passou a beneficiar brasileiros.

A decisão foi comunicada diretamente ao presidente Xi Jinping durante conversa telefônica realizada na noite de quinta-feira (22). A informação foi confirmada em nota oficial divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Palácio do Planalto.

Segundo o governo brasileiro, a isenção de vistos ocorre no contexto da ampliação da cooperação bilateral em áreas consideradas estratégicas, especialmente aquelas ligadas à chamada “fronteira do conhecimento”, como tecnologia, inovação, infraestrutura e transição ecológica.

Reciprocidade e intercâmbio internacional

A política chinesa de isenço de vistos passou a incluir cidadãos brasileiros em 1º de junho de 2025, inicialmente válida por um ano e posteriormente prorrogada até 31 de dezembro de 2026. A medida também abrange outros países sul-americanos, como Argentina, Chile, Peru e Uruguai, além de dezenas de nações da Europa, Japão e Coreia do Sul.

Com a isenção, portadores de passaporte comum podem entrar na China sem visto por até 30 dias, para fins de negócios, turismo, visitas familiares, intercâmbios ou trânsito. O objetivo é facilitar o fluxo de pessoas, fortalecer laços econômicos e aprofundar a aproximação da China com a América Latina e outros blocos regionais.

Conversa entre Lula e Xi Jinping

O telefonema entre os dois presidentes durou cerca de 45 minutos e abordou o adensamento das relações bilaterais desde a visita oficial de Xi Jinping ao Brasil, em novembro de 2024, quando foi criada a Comunidade de Futuro Compartilhado Brasil-China por um Mundo mais Justo e um Planeta mais Sustentável — iniciativa que elevou o patamar da parceria estratégica entre os dois países.

De acordo com a Presidência da República, Lula e Xi destacaram sinergias entre os projetos nacionais de desenvolvimento, com ênfase em infraestrutura, transição ecológica e tecnologia.

Defesa do multilateralismo

No cenário internacional, Lula ressaltou que Brasil e China exercem papel central na defesa do multilateralismo, do direito internacional e do livre comércio. Ambos os líderes reafirmaram o compromisso com o fortalecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) como caminho para a promoção da paz e da estabilidade global.

A agência estatal chinesa Xinhua informou que Xi Jinping também defendeu a atuação conjunta dos dois países na proteção dos interesses do Sul Global, em meio a um cenário internacional descrito como “turbulento”.

“A China está comprometida em ser sempre uma boa amiga e parceira dos países da América Latina e do Caribe”, destacou o líder chinês, segundo a Xinhua.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: