Campo Grande (MS), Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025

POLÍTICA

STF valida voto secreto para aprovação de conselheiros do TCE-SE

Decisão unânime reforça constitucionalidade do processo adotado em Sergipe e estabelece padronização com práticas federais

19/01/2025

17:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que os indicados para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE) podem ser aprovados pelo Legislativo por voto secreto, em conformidade com a Constituição estadual. A decisão foi proferida no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4964, promovida pelo governo de Sergipe, que questionava as alterações introduzidas pela Emenda Constitucional estadual 45/2013.

Contexto da decisão

A Emenda Constitucional 45/2013 estabelece que a Assembleia Legislativa de Sergipe deve aprovar, por voto secreto, a escolha de três conselheiros do TCE indicados pelo governador e de quatro conselheiros indicados pela própria Assembleia. A norma também fixa um prazo de 20 dias para que o governador nomeie os desembargadores para o Tribunal de Justiça e os conselheiros.

O relator da ação, ministro Nunes Marques, afastou a alegação de inconstitucionalidade do voto secreto. Ele ressaltou que o sigilo na votação para escolher o conselheiro indicado pelo Legislativo segue a mesma lógica empregada pelo Senado na aprovação de nomes para o Tribunal de Contas da União (TCU), nomeados pelo presidente da República.

Sigilo na votação e padronização

O ministro Nunes Marques explicou que o voto secreto não fere princípios constitucionais, pois visa preservar a independência dos parlamentares ao escolher pessoas para cargos estratégicos. Essa modalidade de votação é comparável à prática do Senado Federal ao aprovar nomeações para o TCU, demonstrando coerência e padronização em diferentes esferas de governo.

Aspectos sobre prazos e nomeações

Sobre o prazo para nomeação, o relator destacou que a Constituição Federal não prevê restrições similares para a nomeação de ministros do TCU pelo presidente da República. Assim, a norma estadual não poderia impor ao governador de Sergipe prazos que não se aplicam a outros governadores no país. Entretanto, a fixação de prazo para a nomeação de desembargadores está em conformidade com o artigo 94 da Constituição, reafirmando a legalidade da medida.

A decisão do STF fortalece a autonomia do processo eleitoral interno das Assembleias Legislativas estaduais, respeitando as especificidades constitucionais regionais sem contrariar a Carta Magna.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: