Campo Grande (MS), Segunda-feira, 28 de Julho de 2025

STF inicia interrogatório de militares na reta final do processo sobre tentativa de golpe

Depoimentos ocorrem sob pressão internacional, em meio à denúncia de plano para assassinar ministro Alexandre de Moraes

28/07/2025

07:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta segunda-feira (28) a oitiva dos réus do núcleo militar da trama golpista que teria como objetivo impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e, segundo a denúncia, até assassinar o ministro Alexandre de Moraes. A sessão marca o início da fase final do processo penal, que julga altos oficiais do Exército e um agente da Polícia Federal, acusados de participação direta ou apoio à tentativa de golpe no final de 2022.

Os depoimentos coincidem com o aumento da pressão internacional liderada pelo governo dos Estados Unidos, que tenta interferir nos julgamentos envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), investigado por seu suposto envolvimento no plano golpista.

Núcleo militar: dois grupos e um plano abortado

O grupo denunciado é dividido em duas frentes:

  • Núcleo operacional, que teria planejado o assassinato de Moraes;

  • Núcleo de apoio, composto por generais e coronéis que estariam dispostos a cumprir um decreto golpista.

Entre os investigados, dois tenentes-coronéis — Rafael de Oliveira e Rodrigo Azevedo — foram identificados como membros ativos do plano que seria executado em 15 de dezembro de 2022, data prevista para a diplomação de Lula. De acordo com a PGR, os militares se espalharam por Brasília e se comunicavam por um grupo no aplicativo Signal. A missão teria sido abortada após confirmação de que o Comando do Exército não aderiria ao golpe.

“O cancelamento da operação coincide com o momento da confirmação de que o Comando do Exército não havia aderido ao Golpe de Estado”, diz a denúncia da PGR.

A denúncia indica que Rafael Oliveira comprou um celular descartável, usou documentos falsos e discutiu detalhes da operação clandestina. Já Rodrigo Azevedo alega que estava em Goiânia, comemorando seu aniversário, e a única ligação com o grupo seria o uso posterior de um chip em um celular vinculado à ação.

Ambos estão presos preventivamente há oito meses.

Militares de alta patente na mira do STF

O processo também inclui militares de alta patente acusados de apoiar politicamente o golpe. Um dos principais nomes é o general da reserva Estevam Theophilo, ex-chefe do Comando de Operações Terrestres do Exército. Segundo delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Theophilo teria dito que “se o presidente assinasse [o decreto golpista], o Exército cumpriria”.

Réus ouvidos pelo Supremo nesta fase:

  1. Bernardo Romão Correa Neto (coronel)

  2. Estevam Theophilo (general da reserva)

  3. Fabrício Moreira de Bastos (coronel)

  4. Hélio Ferreira Lima (tenente-coronel)

  5. Márcio Nunes de Resende Júnior (coronel)

  6. Rafael Martins de Oliveira (tenente-coronel)

  7. Rodrigo Bezerra de Azevedo (tenente-coronel)

  8. Ronald Ferreira de Araújo Júnior (tenente-coronel)

  9. Sérgio Ricardo Cavaliere (tenente-coronel)

  10. Wladimir Matos Soares (policial federal)

A defesa de Oliveira afirmou que ele permanecerá em silêncio parcial, respondendo apenas aos advogados. Já a Polícia Federal ainda não concluiu a investigação do plano clandestino apelidado de “Copa 2022”, que pretendia sequestrar ou assassinar o ministro Moraes.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: