Campo Grande (MS), Sábado, 26 de Julho de 2025

Economia / Comércio Exterior

Venezuela impõe taxa a produtos brasileiros e quebra acordo comercial sem aviso prévio

Governo brasileiro investiga restrições que afetam exportações, especialmente em Roraima

25/07/2025

20:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Sem qualquer notificação oficial, a Venezuela começou a cobrar impostos sobre produtos brasileiros, violando o Acordo de Complementação Econômica nº 69 (ACE 69), firmado em 2014, que garante isenção tarifária à maioria dos produtos comercializados entre os dois países. A medida pegou o governo brasileiro e empresários de surpresa, sobretudo em Roraima, estado que mais depende do comércio com o país vizinho.

Segundo a Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), exportadores brasileiros não estão conseguindo validar os certificados de origem dos produtos, condição essencial para garantir a isenção de tarifas prevista no acordo. A falha no reconhecimento dos documentos tem resultado na taxação indevida de mercadorias, elevando custos e dificultando o escoamento da produção nacional para o mercado venezuelano.

“O Centro Internacional de Negócios da Fier informa que já iniciou apurações internas para identificar as dificuldades quanto à aceitação dos Certificados de Origem por parte das autoridades venezuelanas”, destacou a entidade em nota oficial.

Ações diplomáticas em andamento

O Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) estão cientes da situação e acionaram a Embaixada do Brasil em Caracas para obter esclarecimentos junto ao governo venezuelano.

Até o momento, não houve explicações formais por parte da Venezuela sobre os motivos da cobrança das tarifas. A medida compromete o fluxo de mercadorias e afeta diretamente os pequenos e médios empresários da região Norte do Brasil.

Impacto econômico

Em 2024, o comércio bilateral entre Brasil e Venezuela movimentou US$ 1,6 bilhão, com as exportações brasileiras respondendo por US$ 1,2 bilhão — o equivalente a 0,4% do total exportado pelo país. Entre os principais itens exportados estão:

  • Açúcares e melaços

  • Produtos comestíveis e preparações

  • Milho

A Fier segue em diálogo com autoridades brasileiras e venezuelanas na tentativa de restabelecer o acordo e normalizar as operações comerciais, especialmente na fronteira entre Pacaraima (RR) e Santa Elena de Uairén (VE), principal corredor logístico entre os países.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: