Campo Grande (MS), Terça-feira, 29 de Julho de 2025

Economia / Exportações

Lula sanciona Programa Acredita Exportação para desonerar MPEs e ampliar vendas ao exterior

Nova lei garante devolução de tributos de até 3%, amplia acesso a regimes especiais e fortalece competitividade de micro e pequenas empresas brasileiras

28/07/2025

14:00

SECOM

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira (28), o Programa Acredita Exportação, criado por meio do Projeto de Lei Complementar nº 167/2024. A medida tem como objetivo ampliar a base exportadora brasileira, com foco em micro e pequenas empresas (MPEs), por meio da restituição de tributos federais pagos ao longo da cadeia produtiva de bens industriais destinados à exportação.

A nova legislação corrige uma distorção histórica que penalizava as MPEs optantes pelo Simples Nacional, impedindo a recuperação de tributos pagos em fases anteriores da produção. A partir de 1º de agosto, empresas que exportam poderão receber até 3% do valor das vendas externas via compensação tributária ou ressarcimento direto, conforme decreto presidencial a ser publicado.

“O Acredita Exportação visa corrigir distorções do sistema tributário atual que penalizam os pequenos exportadores”, afirmou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.

Principais pontos do Programa Acredita Exportação

📌 Restituição de tributos:
Empresas, inclusive do Simples Nacional, poderão recuperar até 3% da receita de exportação.

📌 Abrangência:
Em 2024, 11,5 mil micro e pequenas empresas foram responsáveis por US$ 2,6 bilhões em exportações — cerca de 40% do total de exportadores do país.

📌 Prazo de validade:
A medida vale até 2027, quando entrará em vigor a nova Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que extinguirá a cumulatividade tributária.

📌 Correção histórica:
Cerca de 50% das MPEs exportadoras passarão a ter acesso a benefícios que antes eram restritos a empresas de maior porte.

📌 Acesso ao benefício:
As empresas devem acessar o sistema da Receita Federal e observar os artigos 57 e 58 da Instrução Normativa nº 2.055/2021.

Incentivos logísticos: regime de drawback também é ampliado

A legislação também aprimora o regime aduaneiro de drawback, permitindo que empresas suspendam tributos na importação ou aquisição de insumos usados em produtos exportados. A inovação agora inclui o chamado Drawback de Serviços, contemplando atividades essenciais como transporte, seguro, armazenagem e despacho aduaneiro.

Impacto prático:
Suspensão de PIS/Pasep e Cofins sobre serviços contratados exclusivamente para exportação.

Dados de 2024:
Cerca de 1,9 mil empresas utilizaram o Drawback Suspensão, gerando US$ 69 bilhões em exportações, representando 20% das vendas externas do país.

Serviços em destaque:
Segundo a OCDE, serviços representam 40% do valor agregado nas exportações de manufaturados brasileiros.

Uso imediato:
Para o Drawback Suspensão, os novos serviços já podem ser informados nos atos concessórios da Secex/MDIC. No caso do Recof, a mudança entra em vigor em 2026.

Programa integra estratégia de comércio exterior do governo

O Acredita Exportação é uma ação coordenada pelos ministérios da Fazenda (MF), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP). Faz parte de uma estratégia mais ampla de comércio exterior que inclui:

  • Expansão da rede de acordos comerciais (como Singapura, União Europeia e EFTA)

  • Modernização do Portal Único de Comércio Exterior

  • Desburocratização e facilitação de exportações

  • Promoção de cultura exportadora inclusiva


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: