Prefeito acompanha capacitação oferecida para técnicos da assistência social
Promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Centro Educacional Marista Irmão Acácio, atividade contemplou profissionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
23/07/2021
18:00
SECOM
Ulisses Sawczuk
O prefeito Marcelo Belinati aproveitou a ocasião para conhecer as instalações do Centro Educacional Marista Irmão Acácio, cujo trabalho beneficia 255 crianças e adolescentes. Foto: Vivian Honorato ©N.Com/PML
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, acompanhou, nesta sexta-feira (23), o encerramento das atividades de capacitação oferecidas para gestores e técnicos de 26 entidades que realizam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no município. Promovido em parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Centro Educacional Marista Irmão Acácio, o curso teve duração de uma semana e visou preparar os participantes para o retorno gradual das ações presenciais das instituições, a partir da próxima segunda-feira (26).
Durante a capacitação, foram abordados temas como a justiça restaurativa, a mediação de conflitos e a realização de oficinas para educandos, entre outros assuntos. Dessa maneira, a formação está alinhada ao trabalho do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, cujo público prioritário são as crianças e adolescentes de seis a 17 anos, em situação de vulnerabilidade, que tenham sido vítimas de violência sexual ou submetidas ao trabalho infantil, entre outras circunstâncias.
De acordo com o prefeito, o Município seguirá apoiando as entidades parceiras e buscará reforçar e ampliar as ações da Assistência Social. Marcelo ressaltou, também, que durante a pandemia a administração procurou dar prioridade não só à Saúde, mas também à Assistência Social, que teve seu orçamento aumentado em 40%. “Isso é importantíssimo, pois, no contexto atual, aumentou muito o desemprego e a violência doméstica, entre outros problemas sociais. Admiro imensamente o trabalho dos profissionais que atuam no cuidado às crianças, oferecendo perspectivas e sendo referência para elas. Por isso, vamos continuar trabalhando sempre para dar carinho, proteção e acolhimento a quem mais precisa”, afirmou.
Em Londrina, aproximadamente 5.000 crianças e adolescentes são atendidos pelos serviços e programas realizados pela SMAS. A partir de percursos socioeducativos, essas atividades buscam desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade. Além disso, visam fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização, a convivência comunitária e a participação cidadã, estimulando e orientando os usuários na construção e reconstrução de suas histórias. Realizadas por equipes multidisciplinares, as ações contam com psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e educadores sociais, entre outros profissionais.
A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, destacou que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos continuou em atividade, mesmo com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19. A partir de segunda-feira (26), as ações presenciais serão retomadas de forma gradual e alinhada às medidas de segurança e saúde. “Durante toda a pandemia, seguimos realizando atividades de proteção essenciais, como a distribuição de cestas básicas, as visitas domiciliares e as atividades on-line. A retomada presencial é muito importante, assim como a valorização e reconhecimento desses profissionais que atuam com tanta dedicação para a superação de ciclos de violência”, frisou.
Durante a visita, o prefeito e a secretária de Assistência Social foram presenteados, pelo Centro Educacional Marista Irmão Acácio, com um kit contendo uma cartilha, uma camiseta da instituição e uma caneca, entre outras lembranças.
Atividades – Fundado em 2005, o Centro Educacional Marista Irmão Acácio é mantido pelo Colégio Marista Londrina e fica na Rua Abílio Justiniano de Queiroz, no 350, Conjunto João Paz (região norte). A entidade atende 255 crianças e adolescentes, dos seis aos 17 anos, que vivem em 92 bairros da zona norte de Londrina. Desde seu início, possui convênio com a Prefeitura de Londrina, recebendo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, recursos essenciais para a manutenção de seus serviços.
Entre outras atividades, a instituição promove oficinas socioeducativas de alfabetização, informática e percursos formativos nas áreas de cultura, direitos humanos e projeto de vida. O espaço também conta com uma horta comunitária mantida pelos alunos e suas famílias, sendo que os alimentos produzidos são destinados às famílias em situação de vulnerabilidade. Além disso, a entidade também oferece o ensino médio-técnico para 160 adolescentes acima de 16 anos, com cursos nas áreas de técnico em informática para internet; redes de computadores; jogos digitais e artes circenses.
O diretor do Centro Educacional Marista Irmão Acácio, Diego Oliveira de Lima, explicou que as capacitações para educadores são realizadas duas vezes por ano, em fevereiro e julho, e originalmente têm como público-alvo os colaboradores da instituição. “Essa é a primeira vez que realizamos a Caminhada Marista de Formação (CAMAR) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Nessa ocasião, temos representantes de todas as entidades conveniadas com o Município. Por isso, estamos trabalhando de forma integrada, como rede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, salientou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Zambelli quer acareação com Delgatti, mas só aceita se for por videoconferência
Leia Mais
Sou mais velho que meus pais
Leia Mais
PT escolhe novo presidente em meio à queda de popularidade e desafios para 2026
Leia Mais
Banco dos Brics já aprovou US$ 6,3 bilhões para projetos no Brasil, diz Dilma Rousseff
Municípios