Campo Grande (MS), Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2025

Política / Câmara Federal

Câmara dos Deputados cassa mandato de Eduardo Bolsonaro por faltas acumuladas

Mesa Diretora aplicou perda automática do mandato; deputado está nos EUA desde fevereiro sem autorização para atuação remota

18/12/2025

17:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Câmara dos Deputados decidiu, na tarde desta quinta-feira (18), cassar o mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A medida foi tomada pela Mesa Diretora, presidida por Hugo Motta (Republicanos-PB), com base no acúmulo de faltas não justificadas do parlamentar, que está nos Estados Unidos desde fevereiro.

Segundo a Câmara, Eduardo Bolsonaro não possuía autorização para votar ou participar das sessões de forma remota. Ele chegou a apresentar um pedido de licença, mas o prazo expirou sem prorrogação. Após o fim da licença, as ausências passaram a ser contabilizadas regularmente.

Tentativa de atuação remota foi barrada

Na tentativa de manter o mandato à distância, Eduardo Bolsonaro assumiu o cargo de líder da minoria, função que permitiria participação remota em determinadas situações. A estratégia, no entanto, foi barrada pela Presidência da Câmara, que não reconheceu a manobra como justificativa legal para as faltas.

A Constituição Federal determina que deputados que faltarem a um terço das sessões sem justificativa perdem automaticamente o mandato, sem necessidade de análise pelo Conselho de Ética ou votação em plenário.

Decisão formal da Mesa Diretora

Com base nesse dispositivo constitucional, a Mesa Diretora declarou a perda do mandato. O despacho oficial registra:

Acolher a manifestação do parecer do Relator Deputado Carlos Veras e DECLARAR A PERDA DO MANDATO do Deputado Eduardo Bolsonaro, nos termos do artigo 55, III e § 3º, da Constituição Federal.”

O documento é assinado pelo presidente Hugo Motta, pelo vice-presidente Altineu Cortes, pelo segundo vice Elmar Nascimento, além dos secretários da Mesa.

Cassação de Alexandre Ramagem

Na mesma sessão, a Mesa Diretora também cassou o mandato do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ). No caso dele, a perda do mandato decorre de condenação criminal transitada em julgado no Supremo Tribunal Federal (STF).

Ramagem foi condenado a 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão, em regime inicial fechado, por participação na trama golpista de 2022. Assim como no caso de Eduardo Bolsonaro, a Constituição prevê a perda automática do mandato quando há condenação definitiva com pena privativa de liberdade.

Convocação de suplentes

Com a publicação das decisões, a Câmara comunicará a Justiça Eleitoral, que deverá convocar os suplentes de cada partido para o preenchimento das vagas, conforme a ordem das coligações.

As decisões encerram formalmente a tramitação interna dos dois casos no Legislativo federal.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: