Campo Grande (MS), Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026

Política / Carnaval

Michel Temer reage a sátira em desfile da Acadêmicos de Niterói e critica narrativa econômica

Ex-presidente afirma respeitar tradição carnavalesca, mas questiona discurso sobre reformas e gestão fiscal durante homenagem a Lula na Sapucaí

16/02/2026

10:30

DA REDAÇÃO

O ex-presidente Michel Temer se manifestou após ser retratado de forma satírica no desfile da Acadêmicos de Niterói, realizado na noite de domingo (15/2), na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. A escola abriu o Grupo Especial com um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e incluiu referências a episódios políticos recentes.

Na comissão de frente, um ator representando Temer encenou a retirada da faixa presidencial de Dilma Rousseff e, em seguida, a entregou a um personagem caracterizado como palhaço, simbolizando o ex-presidente Jair Bolsonaro. A apresentação gerou repercussão nas redes sociais e reações de lideranças políticas.

Em nota oficial, Temer afirmou que a sátira política integra a tradição do Carnaval brasileiro e destacou sua defesa da liberdade de expressão artística. No entanto, criticou o que chamou de “ilusionismo na Esplanada”, ao mencionar a condução econômica atual e a narrativa adotada no desfile.

O ex-presidente citou como conquistas de seu governo a reforma trabalhista, a reforma do ensino médio e a reforma da previdência, apontando que esses avanços estariam sendo desconsiderados em meio às críticas apresentadas na avenida.

A seguir, a íntegra da nota divulgada por Michel Temer:

“A sátira política é parte da tradição do Carnaval. E como defensor da liberdade de expressão e da liberdade artística, não julgo as escolhas feitas como tema na avenida.

Como o samba é o espaço da criatividade e da fantasia, não faz sentido cobrar rigor histórico num enredo ou questionar a troca da crítica social pela bajulação na Sapucaí.

O problema é quando adotam o ilusionismo na Esplanada, promovendo a irresponsabilidade fiscal, juros altos e o endividamento público crescente — e negando conquistas, como as reformas trabalhista, do ensino médio e da previdência. É triste ver a troca da ponte para o futuro por uma volta ao passado.

Olha o Brasil aí… gente!”


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: