Campo Grande (MS), Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026

Política / Eleições

Oposição reage a desfile em homenagem a Lula e Novo anuncia ação para pedir inelegibilidade

Parlamentares classificam apresentação como propaganda antecipada; aliados do presidente não comentaram críticas até o momento

16/02/2026

08:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Parlamentares da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticaram o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, realizado no domingo (15/2), na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, com enredo em homenagem ao chefe do Executivo federal. Nas redes sociais, lideranças de partidos como PL, União Brasil, Republicanos e Novo apontaram suposta propaganda eleitoral antecipada e questionaram o uso de recursos públicos.

O Partido Novo anunciou que pretende acionar a Justiça Eleitoral para pedir a inelegibilidade do presidente. Em publicação oficial, a legenda afirmou que ingressará com Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) assim que houver eventual registro de candidatura. O presidente nacional do partido, Eduardo Ribeiro, declarou que a medida buscará a cassação do registro e a inelegibilidade, sob o argumento de igualdade na aplicação da lei.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também criticou o desfile e afirmou que o evento representaria campanha antecipada financiada com recursos públicos. Em publicação na rede social X, o parlamentar comparou o episódio à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que resultou em sua inelegibilidade.

Segundo Flávio, o desfile configuraria irregularidade eleitoral. Ele mencionou a reunião com embaixadores realizada pelo então presidente Bolsonaro em 2022, que foi analisada pelo TSE como abuso de poder político.

O líder do PL no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ), declarou que a mistura entre cultura e política poderia gerar questionamentos jurídicos e classificou o desfile como possível ilícito eleitoral. Já o senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) afirmou que o evento representaria “abuso de poder”, em publicação nas redes sociais.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o senador Cleitinho (Republicanos-MG) também fizeram críticas públicas, sugerindo tratamento desigual em relação a episódios envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Até o momento, não houve manifestação oficial da Presidência da República ou da escola de samba sobre as críticas da oposição.

O desfile da Acadêmicos de Niterói marcou a estreia da agremiação no Grupo Especial do Carnaval carioca. A homenagem ao presidente ocorreu em ano pré-eleitoral, diante da possibilidade de disputa presidencial em 2026, o que intensificou o debate político nas redes sociais e no meio parlamentar.

A eventual análise sobre propaganda antecipada caberá à Justiça Eleitoral, que deverá avaliar se houve ou não violação das normas previstas na legislação eleitoral vigente.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: