Campo Grande (MS), Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2025

Política / Câmara Federal

Hugo Motta diz que STF decidirá caso a caso quem poderá ter direito ao PL da Dosimetria

Presidente da Câmara afirma que aprovação do projeto não garante benefício automático a todos os condenados do 8 de Janeiro

19/12/2025

13:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), afirmou nesta sexta-feira (19) que caberá ao STF (Supremo Tribunal Federal) decidir, caso a caso, quais condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro poderão ser beneficiados pelo PL da Dosimetria, aprovado recentemente pelo Congresso Nacional.

Segundo Motta, a simples aprovação do texto pelo Legislativo não assegura automaticamente que todos os réus se enquadrem nos critérios para redução de pena.

“O STF decidirá sobre isso”, declarou o presidente da Câmara, ao reforçar que a aplicação da nova regra dependerá da análise individual das condutas e das circunstâncias de cada condenado.

Redução de penas e expectativa em torno de Bolsonaro

Quando o projeto foi aprovado na Câmara, o relator da proposta, Paulinho da Força (Solidariedade), afirmou ao portal Metrópoles que o texto poderia reduzir a eventual pena do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de 27 anos e 3 meses para cerca de 2 anos e 7 meses, a depender da interpretação jurídica.

Agora, Hugo Motta pondera que esse efeito não é automático e que a palavra final será do Supremo Tribunal Federal, responsável por julgar os crimes relacionados à tentativa de golpe e à abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Veto de Lula e possível reação do Congresso

Motta também comentou o cenário político em torno do projeto. A expectativa no Congresso é de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vete o PL da Dosimetria. Em seguida, parlamentares avaliam a possibilidade de derrubada do veto presidencial, o que exigiria maioria absoluta na Câmara e no Senado.

Mesmo nesse cenário, o texto ainda poderá ser questionado judicialmente, cabendo ao STF interpretar sua constitucionalidade e definir como e quando a norma poderia ser aplicada.

Apelo contra a polarização

O presidente da Câmara disse esperar que a polarização entre esquerda e direita não contamine a chamada agenda positiva para o Brasil em 2026, destacando a necessidade de diálogo institucional para avanço de pautas estruturantes no Congresso Nacional.

Punições no Conselho de Ética

Hugo Motta também anunciou que punições a deputados da oposição devem ser formalizadas em breve, após a conclusão dos processos no Conselho de Ética da Câmara.

Estão na mira parlamentares de direita que, em agosto, ocuparam a mesa-diretora da Casa em protesto, numa tentativa de forçar a votação do PL da Anistia aos envolvidos nos atos golpistas.

Segundo Motta, os procedimentos disciplinares estão em fase final de tramitação e as decisões devem ser oficializadas nos próximos dias.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: